Cinco adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, foram presos por suspeita de envolvimento em atos infracionais relacionados a roubos, furtos e tráfico de drogas no município de Rorainópolis, sul de Roraima. A ação integrada da Polícia Civil de Roraima, Militar, Polícia Penal e a FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), ocorreu nessa quarta-feira (15).
As investigações começaram após um roubo ocorrido no dia 13, quando uma mulher foi abordada por indivíduos armados e ameaçada de morte. “A partir desse caso, nossas equipes iniciaram um trabalho de campo e de inteligência. O resultado foi a identificação e a apreensão dos adolescentes envolvidos em uma série de delitos”, explicou o delegado titular de Rorainópolis, Hans Hellebrandt.
Investigação e Apreensão
Durante a operação, foram recuperados diversos objetos roubados e furtados, como celulares, relógios, bolsas, roupas e um simulacro de arma de fogo. Também foi apreendida uma quantidade de entorpecentes com um dos adolescentes, que participava diretamente dos crimes patrimoniais investigados.
O delegado informou ainda que os adolescentes agiam de forma articulada e vinham sendo reconhecidos por várias vítimas em boletins de ocorrência.
“O modo de atuação era semelhante nos diferentes registros, o que nos permitiu estabelecer a ligação entre os casos e esclarecer os crimes. Esse tipo de trabalho mostra a importância da integração e da resposta rápida diante da criminalidade”, destacou Hellebrandt.
Contra os cinco adolescentes foi instaurado AIAI (Auto de Investigação de Ato Infracional) pelo ato infracional análogo ao delito de roubo e BOC (Boletim de Ocorrência Circunstanciado) pelo ato infracional equiparado ao delito de tráfico de drogas.