Polícia

Bombeiros militares receberam instruções de combate a incêndios florestais

O combate a incêndios florestais exige grandes deslocamentos a pé com a sobrecarga de materiais

O Curso de Formação de Cabos do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima foi realizado de 6 a 10/09, os bombeiros militares receberam instruções de combate a incêndios florestais e salvamento aquático.

O combate a incêndios florestais exige grandes deslocamentos a pé com a sobrecarga de materiais e equipamentos necessários para o combate: mochila Costal Flexível com 20L de água, Abafador, Pá, Enxada, Rastelo (Ciscador), etc. O ambiente seco e com pouca presença de água exige que o Bombeiro Militar mantenha o corpo, mas também atento à sua reserva de água pessoal, já que a água da mochila serve apenas para apagar as chamas.

A instrução de salvamento aquático já exige outro tipo de preparo. Além da força física para deslocar o mais rápido possível na água, a respiração controlada e regular, assim como a capacidade de realizar movimentações para o resgate das vítimas sem respirar é fundamental.

As instruções do CFC ocorrem na Unidade Militar 31 de Março, nos demais postos de serviço e atendimento do CBMRR e na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. Quando necessário, os discentes são levados a outros locais como PA Nova Amazônia para as instruções de florestal e igarapés/rios de Boa Vista para as aulas de aquático.