O autônomo E.A.M., de 29 anos, acusado de estuprar as duas enteadas de 6 e 10 anos, foi preso em Uiramutã, nesse sábado, 24, por agentes da Delegacia de Pacaraima. A mãe das crianças, Z. T., de 39 anos, tinha conhecimento do crime, conforme informou a Polícia Civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso foi descoberto após a irmã mais velha das vítimas, de 16 anos, flagrar o acusado acariciando uma das crianças e o confrontar. A partir desse episódio, as vítimas revelaram os abusos que sofriam.
Para o delegado, a omissão da mãe, Z. T., de 39 anos, também configura crime.
“Ela tinha o dever legal de proteger as filhas e preferiu silenciar diante da violência, o que não a exime da responsabilidade criminal”, afirmou Tomasi.
Durante o depoimento à equipe técnica do Conselho Tutelar, a criança de 10 anos relatou que, durante uma viagem da mãe a Boa Vista para acompanhar o irmão doente, ficou aos cuidados do padrasto. Em uma das noites, acordou na cama da mãe, sem suas roupas íntimas, enquanto era violentada por E. A. M.
Segundo o delegado titular de Pacaraima, Valdir Tomasi Rosa, a menina contou que sentiu dores e tentou resistir, mas foi ameaçada pelo agressor para não contar a ninguém.
A criança de 6 anos também revelou ter sido abusada pelo padrasto. Em depoimento, disse que ele tirava suas roupas, tocava suas partes íntimas e chegou a praticar atos libidinosos com ela por pelo menos três vezes.
A irmã adolescente confirmou que presenciou uma das situações e brigou com o autor, mas a mãe das meninas, mesmo ciente dos abusos, não denunciou o companheiro por medo de ficar sozinha, alegando que ele era o responsável pelo sustento da família.
A adolescente, inconformada, procurou ajuda do Conselho Tutelar e da Polícia Civil.
As vítimas foram ouvidas por equipe psicossocial e exames periciais no IML (Instituto de Medicina Legal) confirmaram que ambas não são mais virgens, reforçando os relatos das crianças.
O delegado Valdir Tomasi Rosa representou pela prisão preventiva do acusado e da mãe das duas crianças. A Justiça decretou a prisão preventiva dele e, quanto à mulher, ela recebeu medidas cautelares diversas da prisão, incluindo a proibição de contato com as filhas e de se ausentar da cidade sem autorização judicial.
O agressor foi conduzido à Delegacia de Pacaraima, onde teve a prisão formalizada, sendo apresentado na audiência de custódia neste domingo, dia 25, quando teve a prisão preventiva homologada. As vítimas agora estão sob os cuidados de uma tia, com acompanhamento do Conselho Tutelar do município de Uiramutã.