
Uma operação da Polícia Civil de Roraima desarticulou, nesss sábado (29), uma associação criminosa responsável por furtar e receptar insumos agrícolas na região do Apuruí, em Caracaraí. A ação teve apoio das Delegacias de Caracaraí e Iracema, além do Grupo de Resposta Tática (GRT), e resultou na prisão em flagrante de D.E.M.S., de 58 anos, encontrado armado e com parte dos produtos desviados.
Três mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Mucajaí foram cumpridos em fazendas localizadas na zona rural de Iracema. As investigações começaram após a denúncia de um produtor rural que relatou furto qualificado mediante abuso de confiança.
Segundo o delegado de Caracaraí, Bruno Gabriel Bezerra Costa, que coordenou a operação ao lado da delegada adjunta Ariane Zanette Ferreira Herculano e da delegada de Iracema, Suébia Cardoso, as diligências ocorreram ao longo de todo o dia e reuniram elementos que apontaram o envolvimento de um funcionário da fazenda, E.F.S., conhecido como “Gordo”. Ele desviava sacas de sal proteinado e ração bovina utilizando veículos de terceiros para entregar o material a receptadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação também identificou A.E.P.N., o “Buchudo”, responsável pela articulação financeira da revenda dos produtos furtados.
Durante o cumprimento dos mandados na Vicinal 05, as equipes localizaram D.E.M.S., o “Baiano”. No imóvel, havia uma espingarda calibre 20 escondida sob a cama e diversas sacas de sal mineral e ração bovina das marcas Potensal e Connan, reconhecidas pela vítima como parte da carga desviada. Em interrogatório, ele admitiu que mantinha a arma e que recebeu os insumos repassados pelo funcionário investigado, sabendo da procedência ilícita.




O material apreendido foi restituído ao proprietário. O suspeito foi levado à Delegacia de Iracema e autuado por posse irregular de arma de fogo e receptação.
“A PCRR mantém diligências para identificar e responsabilizar todos os integrantes da associação criminosa, incluindo o funcionário infiel e os demais receptadores envolvidos no esquema”, afirmou o delegado.
O homem preso foi apresentado neste domingo (30) em audiência de custódia.