40 profissionais da Segurança Pública em Roraima participarão da 33ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Entre os profissionais selecionados estão policiais militares, policiais, peritos e bombeiros militares.
A secretária de Segurança Pública de Roraima, Carla Rodrigues, ressalta que o curso pretende reforçar um atendimento humanizado às vítimas de violência. “É para que todos esses agentes da segurança pública entendam como atender essa mulher que está naquele momento frágil. Não podemos levar isso de como se fosse qualquer ocorrência, tem um diferencial. Então, eles vão aprender durante essa semana esse passo a passo para a mulher entender o que ela pode fazer”, disse.
Curso Nacional de Atendimento à Mulher
O curso será na próxima semana, do dia 7 a 11, e capacitará 17 homens e 23 mulheres. As técnicas ministradas no curso serão aplicadas já a partir do encerramento do evento. Uma das propostas em estudo é a criação de um canal exclusivo no 190 para atender apenas mulheres em situação de violência.
“A gente quer colocar um atendimento do 190, só para mulheres vítimas. E aquela pessoa, com esse curso, vai estar bem orientada. Por exemplo, a mulher liga e não está em flagrante, mas a gente vai poder orientar”, destacou a secretária.