AÇÃO CONJUNTA

Acusado de sequestro, tortura e tentativa de feminicídio contra namorada é preso ao tentar embarcar para Manaus

A vítima foi mantida em cárcere privado por cinco dias, onde foi espancada, perfurada por vidros na cabeça, braço e peitoral, teve o cabelo cortado com faca e ameaçada de morte, sendo submetida à sucessivas agressões

Casa da Mulher Brasileira (Foto: Ascom/PCRR)
Casa da Mulher Brasileira (Foto: Ascom/PCRR)

A.B.A., de 29 anos, que estava com um mandado de prisão preventiva, foi preso na Rodoviária Internacional de Boa Vista enquanto tentava embarcar rumo à cidade de Manaus-AM, nessa terça-feira, 16. Ele é acusado pelos crimes de sequestro e cárcere privado, tortura, ameaças e tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, de 23 anos.

A prisão foi efetuada por agentes da Delegacia Especializada Atendimento à Mulher (DEAM) e Polícia Militar. A ação contou ainda com parceria da PCAM (Polícia Civil do Amazonas), que atendeu a vítima, após ela retornar para Manaus, cidade onde reside. 

De acordo com informações prestadas pela delegada da DEAM, que preside as investigações, Kamilla Basto, o homem é acusado de ter agredido e mantido sua companheira em cárcere privado. No dia 06 de agosto deste ano, ela veio a Boa Vista para conhecer a família do companheiro, com quem mantinha um relacionamento por aproximadamente sete meses.

Porém, ainda segundo a delegada, no dia 22 de agosto, o homem a abordou e pediu que ela lhe entregasse seu aparelho de telefone celular. Ela contou que o acusado ficou transtornado ao perceber que havia conversas entre a vítima e uma amiga, de Manaus/AM, que é irmã de um ex-namorado da vítima.

A vítima relatou ter sido agredida física e psicologicamente, além de ser impedida de sair da casa ou se comunicar com familiares, sendo ameaçada de morte.

“Ela foi mantida em cárcere privado por cinco dias, onde foi espancada, perfurada por vidros na cabeça, braço e peitoral, teve o cabelo cortado com faca e ameaçada de morte, sendo submetida à sucessivas agressões até dia 26 de agosto. Neste dia o agressor levou a vítima para almoçar na casa de familiares e ao ser questionada por que estava quieta, o agressor a tirou do local”, detalhou a delegada. 

Conforme a delegada da DEAM, no retorno do almoço, o homem parou em um estabelecimento comercial, onde ela foi obrigada a fazer uma chamada de vídeo para a família, informando que o agressor iria matá-la.

“No momento da transmissão do vídeo o irmão da vítima começou a discutir com agressor, dando à mulher a oportunidade de fugir e pedir socorro a um desconhecido que passava de carro no local”, explicou a delegada.

O suspeito se evadiu do local assim que percebeu que a mulher havia escapado. As pessoas que a ajudaram orientaram a acionar a Polícia e formalizar a denúncias, mas por medo, entrou em contato com sua família que mora em Manaus e comprou a passagem para retornar para cidade no mesmo dia. 

Ao chegar em Manaus, a mulher imediatamente compareceu à Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher – Norte/Leste, que a encaminhou para exame de corpo de delito no IML (Instituto de Medicina Legal) daquele Estado. Além disso, a vítima requereu MPU (Medida Protetiva de Urgência).

As declarações prestadas por ela foram encaminhadas à DEAM em Roraima, onde a violência ocorreu. A delegada Kamilla Basto instaurou Inquérito Policial por portaria e representou pela prisão preventiva do acusado.

“Ele agiu com muita crueldade com a vítima e, mesmo ela conseguindo escapar de Roraima para sua cidade, ele pretendia ir à procura dela. Então, neste caso, representamos por sua prisão, considerando esse instrumento como a única medida capaz de garantir a ordem pública, preservar a integridade da vítima, assegurar a colheita das provas e impedir a consumação do feminicídio anunciado pelo autor”, detalhou a delegada.

Kamilla Basto informou ainda que o agressor possui outra ação penal por violência doméstica em Boa Vista. A equipe da Polícia Militar realizou diligências, localizou e prendeu o homem quando ela tentava sair de Boa Vista, de ônibus, para Manaus. Ele foi conduzido à sede da DEAM, onde teve a prisão formalizada pela delegada e, na manhã desta quarta-feira, dia 17, foi apresentado na Audiência de Custódia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.