Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Segundo a Polícia Civil de Roraima (PCRR), 16 veículos que seriam transportados ilegalmente para a Guiana foram recuperados em ações em Bonfim, ao longo do ano de 2025.

Localizado em área de fronteira internacional, o município de Bonfim vinha sendo utilizado como rota para a travessia irregular de veículos de origem ilícita, destinados à comercialização no país vizinho ou à troca por entorpecentes.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Bonfim, Hugo Cardias, foi identificado um fluxo significativo de veículos sendo transportados ilegalmente tanto pela BR-401 quanto por estradas vicinais e acessos alternativos da região, incluindo áreas próximas a comunidades indígenas.

“Era um crime recorrente, com utilização de diferentes rotas para burlar a fiscalização. A partir desse diagnóstico, estruturamos uma atuação mais incisiva e direcionada”, explicou o delegado.

A atuação da PCRR passou a funcionar de forma integrada com outras forças de segurança estaduais e órgãos federais, entre eles o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Bonfim. A estratégia envolveu ações conjuntas para interceptar os veículos antes da travessia da fronteira e identificar os responsáveis pelos crimes.

O resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 2025 foi a recuperação de 16 veículos furtados ou roubados, que, após a adoção de todos os procedimentos legais, foram restituídos aos legítimos proprietários. As ações também resultaram em prisões em flagrante pelo crime de receptação, envolvendo suspeitos que transportavam os veículos para o país vizinho.

“Além das interceptações em território nacional, conseguimos localizar e repatriar veículos que já haviam sido levados para a Guiana”, complementou o delegado.

A expectativa para 2026 é ampliar ainda mais a integração entre as forças de segurança e fortalecer as ações de combate a esse tipo de crime na fronteira norte de Roraima.