OPINIÃO

Vamos valorizar os livros de professores do estado de Roraima!

Vamos valorizar os livros de professores do estado de Roraima! Vamos valorizar os livros de professores do estado de Roraima! Vamos valorizar os livros de professores do estado de Roraima! Vamos valorizar os livros de professores do estado de Roraima!

José Victor Dornelles Mattioni1

É comum ouvirmos frases sobre a valorização dos professores. Mas, quando foi a última vez que você comprou um livro produzido por um profissional da educação em Roraima?

Os professores da rede estadual de educação do estado de Roraima e associados à ANPUHRR, Hérika do Vale, Rutemara Florêncio e Alfredo Rolins, lançaram 2 livros sobre o ensino de História.

Com organização das professoras Hérika e Rutemara, o livro “Novo olhar para o ensino de História” possui artigos escritos por 8 professores, que apresentam relatos de experiências de trabalho e destacam inovações, críticas e aprendizados. O prefácio foi escrito pela Prof. Dr.ª Marcella Albaine da Costa (UFRR/ANPUH).

De acordo com a professora Hérika, O objetivo da obra é contribuir, indubitavelmente, para o ensino a partir de diferentes olhares e temáticas atuais, usando teorias e conceitos metodológicos que atendam às necessidades educacionais do século XXI, conciliando as diretrizes curriculares, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Documento Curricular de Roraima (DCRR).

A obra Ensino de História e diferença cultural, de Alfredo Rolins, apresenta os estudos sobre como histórias e saberes tradicionais das culturas dos povos indígenas são incluídos no currículo de História em suas práticas pedagógicas numa perspectiva intercultural e inclusiva na medida da Lei nº11.645/2008, especialmente numa sociedade tão diversa culturalmente em Roraima. O prefácio foi escrito pela prof. Dr.ª Raimunda da Gomes da Silva (UERR).

O professor Alfredo menciona como estes 2 livros irão contribuir para a educação no estado de Roraima. “Um novo olhar para o ensino de história” e “Ensino de história e diferença cultural” são contribuições a este debate. Resultado das inquietações de professores e professoras/pesquisadores/as da educação básica da rede pública de RR diante da urgência de “reinventar” a Escola e o ensino de história”, destaca Alfredo.

Ambos os trabalhos podem ser valorizados pela sociedade por meio da compra dos livros, e por diálogos entre as famílias de estudantes e os educadores. Com isso, estaremos incentivando cada vez mais produções em nosso meio educacional.

A título de curiosidade: como se chamava o seu professor de História?

1 Professor da rede estadual de educação do estado de Roraima. [email protected]

** Os textos publicados nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião da FolhaBV

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