O universo do pensamento humano é infinito e corre vivo em busca da realização pessoal ou da coletividade como um todo. E, dentro desse imenso universo, estão aqueles de dons aguçados, em que poucos conseguem alcançar seus feitos. Nesse entrelaçado de pensadores, estão, à luz de todos os horizontes, os poetas. Eles trafegam com desenvoltura pelas vias iluminadas da imaginação, da criação e da elevação dos seres humanos rumo a novas conquistas. Viver é luz!
Como disse o teólogo e escritor brasileiro Leonardo Boff: “Os poetas recriam o mundo, reencantam a vida, inventam conexões novas, são seres do espírito…”
Os poetas propagam, cada um em seu gênero, a paz e a capacidade de amar. Porque amar é reencontrar em nós mesmos a grande inspiração da poesia pela coexistência humana — pacífica, fraterna e cooperativista — como um único povo, sob o manto da concórdia e da união entre todos. É luz!
Os poetas imprimem obras extraordinárias que atravessam os oceanos, como “Vou-me embora para Pasárgada”, do pernambucano Manoel Bandeira (1886-1968); “O Cântico da Terra”, da goiana Cora Coralina (1889-1985); “Belo Horizonte bem querer”, da mineira Henriqueta Lisboa (1901-1985); e “Os Lusíadas”, do português Camões (1524-1580). Os poetas transitam com desenvoltura em todos os lugares do mundo onde haja algum vestígio da presença humana. Eles são universais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso ressaltar que a poesia está encravada, de alguma forma, em nosso interior: no cirurgião, como um maestro salvando vidas; no educador, como fonte de conhecimento; no paisagista e sua flora multicolorida; e no arquiteto, que cria o inexistente com seus traços inigualáveis, por exemplo. A poesia é como um generoso rio que, além de alimentar os oceanos, deixa um rastro de vida por onde passa. A poesia é luz, como os raios do sol derramados generosamente sobre todas as coisas no mundo, onde cada parte propicia vida. E viver é a maior de todas as conquistas!
O mundo da poesia não tem fronteiras e abrange toda a humanidade. É um manancial de água cristalina, aberto a todos, incondicionalmente. É uma fonte de fortalecimento dos nossos valores, sobretudo para nos tornarmos cada vez mais generosos — essa maravilhosa alavanca que move o mundo. Se deixarmos aflorar a poesia fincada em nossa essência, consequentemente nos tornaremos seres imbuídos da paixão pela vida. E quem ama naturalmente carrega em seu interior a luz que guia os seus passos — vivendo, compartilhando, integrado à sociedade e com a imprescindível liberdade em todos os horizontes do seu cotidiano. Porque o amor é o incentivo e a mola mestra para alçarmos nosso voo em busca de objetivos diversos.
Como dizia o ex-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), Paiva Netto: “Amar é uma oração.”
Precisamos todos mergulhar nos oceanos da poesia e lavar as nossas almas em águas límpidas de tolerância, solidariedade e paz em todos os cantos da Terra!
Luz!
Brasilmar do Nascimento Araújo – Jornalista e Poeta
[email protected]