Imprimo aqui, mamãe, singelas recordações da felicidade de ter compartilhado da sua companhia ao longo da minha vida, em distintos períodos. Você iluminou os meus passos desde a minha mais tenra idade e na formação do meu caráter. Mesmo quando você não estava ao meu lado, mamãe, me balizavas caminhos pelos seus ensinamentos de retidão de valores. Você, mamãe, inspirava um ser maravilhoso, inclusive no seu olhar que era determinante como tal. Você, mamãe, foi e será uma referência para sempre na minha vida.
Você, mamãe, está para sempre em meu coração, independentemente de onde me encontre. Se escalando a monumental cordilheira do Himalaia, na Ásia; esquinado nos alpes suíços; atravessando os maiores e mais áridos desertos do mundo, seja o Saara, na África, ou o Atacama, no continente-sul-americano, no Chile, ou caminhando na 5ª Avenida, em Nova-Iorque, nos Estados Unidos. Você, mamãe, viaja sempre comigo, mesmo que imaginariamente. Guia os meus passos em todas as travessias. Você, mamãe, é o terço que conforta a minha alma. É o sopro que toca a minha face quando os tropeços parecerem inevitáveis. Mamãe, você é o oxigênio que rega as minhas artérias e me faz acreditar que a vida é um espetáculo inigualável. É para ser vivida intensamente. Mamãe, você é luz!
Tive a felicidade de estar ao seu lado, minha inesquecível mãe, em muitas etapas da minha vida. Graças aos seus princípios e, sob seus cuidados, cresci e tornei-me um homem voluntarioso, amigo, digno e de valores inquestionáveis. Lembro-me, com muitas saudades, da nossa convivência na fazenda Boa Esperança, no interior de Roraima, quando eu era ainda um mancebo sonhador. Tempo maravilhoso aquele, entre a minha infância e adolescência, onde corria em disparada montado no cavalo Havaí nas savanas roraimenses.
Sim, mamãe, como você foi todas as mães do mundo são seres de admirável capacidade de amar, incondicionalmente. Desde o dia da fecundação de uma nova vida no ventre de uma mulher, começa toda uma transformação de visão de mundo dessa futura mãe, inclusive no seu próprio corpo, que depois de um período de nove meses, está apto para celebrar a chegada de um pequenino ser. Uma vida completamente indefesa e que você, mãe, amará sob todos os obstáculos. Todas as mães são verdadeiras fortalezas humanas nos cuidados com seus filhos, quando todos enxergarem horizontes desanimadores; as mães nunca desistem. São corajosas, fortes, amorosas, pacientes e determinadas. E, acima de tudo amam os seus filhos como ninguém jamais amou!
Existem alguns métodos humanizados para bebês prematuros, dando aos mesmos conforto e segurança nas incubadoras das maternidades, como é o caso do Projeto Octo, desenvolvido pela Dinamarca. Certamente, todos os métodos que propiciem algum benefício à saúde das crianças são muito importantes. Mas nenhum método é capaz de substituir o amor de uma mãe pelos seus filhos. É um vínculo tão forte, essa relação mãe e filhos, que é impossível dimensionar esse amor. Um filho é, para uma mãe, a extensão de seu próprio ser!
Luz!
Homenagem a todas as mães, pelo amor incondicional pelos seus filhos!
Brasilmar do Nascimento Araújo * Jornalista e Poeta