Paz, amor, fraternidade, liberdade e união entre os povos. Essa é a mensagem desse período tão importante na caminhada da humanidade e em seus ritos inabaláveis: a celebração do Natal. Data festejada em todo o mundo em comemoração ao nascimento de Jesus de Nazaré, ocorrido há mais de dois mil anos, em Belém, na Palestina, no dia 25 de dezembro.

  O Natal propicia o abraço fraterno, mesmo que as partes envolvidas estejam distantes umas das outras, fortalecendo a amizade, que é uma das maiores conquistas de qualquer pessoa ao longo da vida. A amizade é uma ferramenta construtiva que contribui decisivamente para o bem-estar, a convivência pacífica e a construção de obras de toda ordem, entre pessoas, grupos e nações. A amizade é luz!

  O período natalino é uma grande oportunidade para a humanidade abraçar a liberdade como uma de suas maiores conquistas: a liberdade de pensamento, de opinião, de expressão, de religião e de ir e vir!

  Na comemoração dos festejos de Natal em todo o mundo, é tempo de compartilhar. O compartilhamento, em todos os níveis, será sempre a mola propulsora das nações, como ponto vital do desenvolvimento sustentável, duradouro e pacífico, além do progresso almejado por todos. É a luz de que a humanidade necessariamente precisa para marchar unida por objetivos comuns. É compartilhando que pavimentamos caminhos para uma ordem construtiva, balizada pela solidariedade, pelo respeito e pela fraternidade, ferramentas imprescindíveis para a integração dos povos.

  É Natal! É tempo de discorrer sobre a paz. A paz se constrói quando o direito é garantido pelo respeito, pela aceitação das diferenças, pela tolerância e pela compreensão. Os conflitos são resolvidos por meio do diálogo, e os direitos das pessoas são respeitados. A paz é o amor que cada ser humano carrega dentro de si e que pode transformar pessoas, grupos e nações. Paz!

  Luz!

  Feliz Natal e Prosperidade no Ano Novo de 2026!

  Brasilmar do Nascimento Araújo – Jornalista e Poeta

  [email protected]