“Porque há esperança para a árvore que for cortada, ainda se renovará e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como uma planta.” (Jó 14:7-9)
A diarreia ocorre com dor abdominal devido evacuações frequentes com fezes aquosas ou até mesmo líquidas. Ela pode ocorrer por infecções causadas por bactérias, por exemplo, salmonelas, Shighella; estafilococus; água contaminada; parasitas como a lombriga (áscaris); tênia; ancilóstomo; giárdia; ameba; vírus (rotavírus), doenças inflamatórias intestinais e, por exemplo, doença de Crohn que é crônica e atinge o trato gastrointestinal, podendo afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o reto. Além disso, certos medicamentos; intolerâncias alimentares; alimentos contaminados, gordurosos ou estragados; consumo excessivo de álcool; síndrome do intestino irritável; predisposição genética; alterações imunológicas; desequilíbrio da flora intestinal; ansiedade e, entre outras, estresse.
As consequências da diarreia podem ser: desidratação; desequilíbrio eletrolítico; desnutrição e dependendo do quadro clínico ocorre a morte do paciente. A diarreia pode variar e ocorrer por pouco dias ou durar muito tempo.
Não podemos nos esquecer de que toda e qualquer doença só pode ser tratada por médico e a diarreia não deve ser subestimada como se nunca fosse uma enfermidade grave. E tem mais, mesmo as doenças graves, quando são bem acompanhadas por um médico especialista, naquela área, pode melhorar muito a vida do paciente em todos os aspectos, visto que a medicina está muita avançada e a farmacologia também avançou bastante, pois o estudo dos medicamentos e como eles agem nos organismos vivos, seus efeitos, mecanismos de ação e o tratamento, de fato, avançaram de forma extraordinária. Além disso, hoje em dia o médico não trabalha mais sozinho, e sim, com uma equipe multidisciplinar, a qual consegue trabalhando juntos cada um, na sua área, melhorar a vida das pessoas com enfermidades graves a ponto de conseguirem levar uma vida de excelente qualidade em relação com os tempos passados.
Marlene de Andrade
Médica formada pela UFF-1976
Título de Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Curso em psiquiatria/Hospital Naval da Marinha-Brasília
Especialização em Educação e Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
Perita em Tráfego/ABRAMET
CRM-RR 339 RQE 341