Saúde e Bem-estar

Pacientes podem receber medicação gratuitamente

Para receber o medicamento Insulina Aspart é preciso fazer um cadastro na Coordenaria Geral de Assistência Farmacêutica

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), por meio de uma portaria do MS (Ministério de Saúde), recebeu uma remessa do medicamento Insulina Aspart de ação rápida para os portadores de diabetes tipo 1.

Essa medicação é distribuída gratuitamente por meio da CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) para pessoas cadastradas no Componente Especializado de Assistência, que é um sistema que valida e autoriza o paciente a receber o medicamento.

“A Portaria do MS determinou que esse medicamento recebido pelos Estados, é de distribuição específica para que tem diabetes tipo 1”, explicou Leide Ribeiro, gerente do Núcleo de Dispensação Excepcional e Controlado da CGAF.

Para se cadastrar o paciente deve passar pela avaliação de um endocrinologista para comprovar quem tem diabetes tipo 1. O médico também precisa preencher um laudo de solicitação da medicação.

Além deste laudo, o paciente deve levar identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS (Sistema Único de Saúde). A CGAF fica na Avenida Mário Homem de Melo, no Caimbé, e o horário de atendimento ao público é de 8h às 12h.

“Após avaliação das informações no cadastro, a Insulina Aspart pode ser retirada imediatamente e de forma gratuita. É uma maneira de facilitar o acesso dos pacientes a esse tipo de medicamento, essencial para quem é portador de diabetes”, finalizou Leide Ribeiro.