Cultura

Itaú Cultural oferece curso de Gestão e Políticas Culturais

O resultado final será anunciado em 28 de junho de 2019. As inscrições são gratuitas

Visando complementar a formação do gestor a partir da ampliação de seu próprio repertório, o Itaú Cultural oferece em 2019 um curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais inteiramente gratuito. 

Em sua 11ª turma – e em parceria com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha –, o curso é composto de cinco módulos presenciais na sede do instituto (um a cada dois meses, aproximadamente), disciplinas virtuais e trabalhos intermediários e final.

Para realizar a inscrição, o candidato deve estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada, ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em uma instituição cultural, ser formado preferencialmente na área de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas ou em artes e apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais.

Até 22 de fevereiro, as inscrições poderão ser realizadas por meio de formulário disponível no site da instituição http://www.itaucultural.org.br. Todas as inscrições válidas serão analisadas pela coordenação do curso, que avaliará formulário de inscrição, currículos, carta institucional e os demais materiais solicitados. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 9 de abril, e o resultado final será anunciado em 28 de junho de 2019.

O candidato deve estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural (Foto: Divulgação)

O que é o curso?

Este é um curso que se inscreve na preocupação do Itaú Cultural de criar condições para uma formação continuada em política e gestão da cultura, em associação com a Universidade de Girona, na Espanha, por meio de sessões presenciais e estudos a distância, realizados pela internet. Os encontros do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais 2019/2020 serão realizados na sede do Itaú Cultural, na cidade de São Paulo. Este curso orienta-se pelo entendimento da gestão cultural não como a sucessão de atos rotineiros de administração, mas como um conjunto de iniciativas criativas que permitam aos destinatários da ação inventar seus próprios fins culturais.

A divulgação dos pré-selecionados acontece em 9 de abril (Foto: Divulgação)

De acordo com o edital, são 42 vagas no total, sendo 7 (sete) reservadas para ações afirmativas. Todos os candidatos terão de submeter-se à seleção, sem exceções, e lograr aprovação em todos os itens para obter a inscrição definitiva.