Saúde e Bem-estar

Entenda como diabetes e hipertensão atingem o coração

Quando pacientes têm hipertensão e diabetes, que é uma combinação comum, o risco de desenvolver doenças coronárias duplica

Se o paciente tem hipertensão ou diabetes, os riscos para que o coração apresente algum problema de saúde podem ser ainda maiores. Nesses casos, é fundamental procurar um médico o quanto antes, para diminuir os riscos de problemas, como derrame cerebral, por exemplo. De acordo com o médico cardiologista Hassan Syagha, essas anomalias também podem aumentar o risco de um infarto e por isso, é fundamental se proteger, com uma rotina regular de atividade física e uma dieta equilibrada e saudável.

Quando os pacientes têm hipertensão e diabetes, que é uma combinação comum, o risco de desenvolver doenças coronárias duplica.

Portanto, pessoas com antecedentes familiares, ou que apresentam outros fatores de risco, como fumo, colesterol elevado, sedentarismo e, principalmente, obesidade,  devem adotar hábitos saudáveis de alimentação e comportamento, além de serem acompanhadas por um médico.

A hipertensão e a diabetes podem ser de tendências genéticas, então o paciente já tem condicionamento para desenvolver a doença e só precisa de um “gatilho”.

Se ele for um hipertenso leve, pode ser que apenas uma mudança de hábitos, com atividade física regular, já ajude a melhorar. Em casos mais graves, pode ser que ele precise de medicamentos. A mudança na alimentação é essencial para que esses pacientes não sofram com as consequências” disse.

Se o paciente tem hipertensão ou diabetes, os riscos para que o coração apresente algum problema de saúde podem ser ainda maiores (Foto: Divulgação)

Estar acima do peso é grande fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos, nesse caso, os exercícios e perda de peso podem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes ou ajudar no seu controle e da mesma forma a pressão arterial. Outro papel importante do exercício é melhorar a performance do coração.

Como cuidar bem do coração?

Todos esses hábitos saudáveis podem diminuir também o stress, um dos grandes vilões para quem tem problemas no coração. “Pode ser algo comum, mas o stress pode intensificar os sintomas de diversas doenças, principalmente as doenças de nível cardiológico, a partir de que se o paciente conseguir diminuir o stress, ele será um felizardo, e terá mais facilidade de lidar com os outros sintomas. A mudança no estilo de vida, não deve ser só na alimentação e atividade física, mas também procurar formas de diminuir a ansiedade e o nervosismo. E saber ponderar em tudo , pois, o excesso faz mal, não é pra deixar de fazer algo que você gosta, como comer um pedaço de chocolate e entre outros, mas isso tem que ser feito uma vez ou outra, de forma ponderada! A rotina e a alimentação tem que ser saudável” reforçou.

Estar acima do peso é grande fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos (Foto: Divulgação)