Saúde e Bem-estar

Entenda a diferença entre a cirurgia metabólica e a cirurgia bariátrica

A cirurgia metabólica é usada no tratamento contra diabetes tipo 2

A cirurgia metabólica foi incorporado há alguns anos no tratamento de doenças relacionadas a obesidade – como o diabetes. De acordo com o Médico Victor Dib, Cirurgião Bariátrico, ela pode ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2.

Segundo o médico, enquanto a cirurgia bariátrica atua na perda de peso, a metabólica inibe os altos níveis de insulina.Os procedimentos são iguais tanto na cirurgia bariátrica quanto na metabólica, porém os objetivos são diferentes. No segundo caso, trata-se da melhora dos componentes da síndrome metabólica – pressão, glicemia e colesterol – independente do IMC do paciente.

“As cirurgias metabólicas, todas realizadas através de pequenos furinhos, sem cortes, por videolaparoscopia, alteram o eixo hormonal do estômago e intestinos, regulando o balanço hormonal e normalizando os níveis de insulina e do açúcar no sangue (glicemia)” explica o médico. 

De acordo com os estudos analisados, a cirurgia metabólica é segura e apresenta resultados positivos de curto, médio e longo prazos. “O interessante é que este efeito é observado imediatamente após a cirurgia, facilitando o controle dos níveis de glicemia, sem a necessidade de medicações, na maior parte dos casos.

Entretanto, é recomendável manter-se o acompanhamento endocrinológico para monitoramento” ressalta.

Habitualmente, a alta hospitalar ocorre em 24 a 48h e o paciente já pode ingerir líquidos no mesmo dia. “Ao realizar a cirurgia metabólica (para o diabetes) por vídeo os pacientes já começam a deambular e ingerir líquidos 4h após o procedimento. O paciente segue uma dieta progressiva, orientada por nutricionista, sendo liberado para iniciar atividade física em 15 dias”

Cirurgia metabólica x bariátrica

 Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.

Normas para a cirurgia

Paciente precisa ter diabetes miellitus tipo 2 e ter IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m²

Paciente precisa ter mais de 30 anos e no máximo 70 anos

Paciente precisa ter diabetes miellitus tipo 2 há menos de 10 anos

A indicação cirúrgica precisa ser feita por dois médicos especialistas em endocrinologia

Para indicação, é necessário um parecer que mostre que o paciente apresentou resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis, mudanças no estilo de vida e que compareceu ao endocrinologista por no mínimo dois anos.

Paciente não pode ter contraindicações para a cirurgia.

Publicidade