Cotidiano

Detentos da Pamc ficam novamente sem alimentação

Denúncia feita por familiares aponta que os reeducandos tiveram apenas o café da manhã servido e esperaram por horas

O fornecimento de alimentos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) foi suspenso mais uma vez, segundo denúncia de familiares de detentos. A informação é que os presos se alimentaram somente na manhã de sábado, 20, e deixaram de receber a comida no final de semana.

De acordo com uma familiar, que preferiu não se identificar, quem ainda está se alimentando são as pessoas que regraram os itens do ‘sacolão’, considerando que a entrega dos kits pelos familiares foi suspensa na última semana. Os detentos estariam até revendendo os produtos por valores muito mais caros.

“No sábado foi o último dia que tiveram comida lá. No domingo não foi nada. É difícil para os parentes aqui fora porque os que têm vendem a comida a preço de ouro. Quem está aqui fora tem que se virar para não deixar os parentes morrerem de fome. A gente queria pelo menos que liberassem para a gente levar comida de novo”, informou a familiar.

AGENTES – A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários em Roraima, Joana D’Arc, reforçou que as atividades da categoria continuam paralisadas, mas que isso não influenciou na ausência da entrega da comida.

Joana explica que o serviço de entrega é feito pelos agentes, mas que essa demanda não foi suspensa na paralisação. “O que está suspenso é o sacolão que eles entregam na quinta-feira e no sábado”, reforçou.

A presidente ressaltou ainda que a paralisação continua por falta de pagamento de salários e por reivindicação de melhores condições de trabalho. “Estamos funcionando somente com socorro médico, alvará de soltura e entrega do roteiro aos presos. O resto tudo suspenso”, afirmou. Questionada se o Governo do Estado entrou em contato para solicitar algum tipo de acordo junto da categoria, a presidente negou. “Não há nada de positivo até o momento. Não dizem nada, nem mesmo uma data para pagar os salários”. (P.C.)

Governo nega falta de alimentos e diz que houve apenas atraso

Em nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que a informação de falta de alimentos era inverídica. “Houve um pequeno atraso na entrega de alimentações no domingo, 21, mas a refeição foi servida”, ressaltou.

Em relação ao pagamento do funcionalismo, o Governo do Estado ressaltou que já teve decisão favorável da ação civil pública, que prioriza o pagamento da folha salarial dos servidores públicos, em relação a todas as outras despesas.

“Todos os funcionários da educação e da saúde estão com as folhas pagas. As demais secretarias da administração direta estão com pagamento atrasado há 11 dias e, conforme a Sefaz a previsão de início do pagamento é na próxima semana, começando pelos servidores efetivos, reiterou o Governo. (P.C.)