Entretenimento

Concurso de cinema premia filmes de um minuto

As exibições serão realizadas no Centro Multicultural da Orla Taumanan, no sábado (14), a partir das 19 horas

Estão abertas as inscrições para o “1º Curta 1 Boa Vista”, uma mostra de filmes de um minuto que será realizado nos dias 13 e 14 de maio. As exibições serão realizadas Centro Multicultural da Orla Taumanan, no sábado (14), a partir das 19 horas.

O evento acontece pela primeira vez em Boa Vista, mas já possui tradicional público em Manaus, sendo organizado pela Amacine- Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas. Em Boa Vista, o evento ganhou apoio do Coletivo Canoa Cultural e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura e da Prefeitura.

Segundo o coordenador, cineasta amazonense Z Leão, o projeto tem o objetivo de promover, além da exibição de filmes, a discussão sobre cinema, sustentabilidade, entre outros temas transversais, como a história, as manifestações artísticas, a cultura, a sociedade.

“Queremos que os jovens e adultos revelem as leituras do seu mundo cotidiano.  Promovendo a criação de um documento que faça o registro da Identidade Cultural com as digitais do falar, do vestir e do expressar-se. Além da mostra, os filmes serão exibidos em escolas e até no Intercom desse ano” explicou.

A ideia de trazer o festival a Boa Vista surgiu para expandir o público e incentivar a arte cinematográfica dando oportunidade para a formação dos novos talentos e futuros cineastas roraimenses.

“A ideia em Manaus vem dando muito certo. Fazemos um curso de formação antes da exibição. Queremos fortalecer o cinema do norte. Mas não é só isso. Queremos que o público de Boa Vista venha a participar do Festival de cinema do Amazonas, que vem recebendo inscrições de todo País. Os filmes exibidos aqui também serão mostrados em Manaus para criar um intercâmbio entre o cinema desses dois estados” contou.

Segundo ele, os filmes que se inscreverem na edição boavistense poderão se inscrever nos concursos amazonenses. “A ideia é expandir o cinema amazônico e falar sobre tudo isso em apenas um minuto. É um grande desafio”, ressalta.

O cineasta possui uma carreira de trinta e três anos de profissão, sendo o idealizador e realizador dos Festivais UM Amazonas, ‘Curta 4’, ‘Cine Fronterinha’, ‘Cinema Além da Imagem’, ‘DEUS, Luz, Câmera e Ação’ e diversos outros Festivais e Mostras de Cinema realizados pelos municípios do Amazonas, Rio Grade do Sul, Rondônia e Venezuela.

Os filmes irão competir nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz e os vencedores serão escolhidos pelo público. Após a mostra, serão realizadas exibições em escolas, universidades e faculdades e no programa Cine Amazon Sat. Informações e dúvidas poderão ser tiradas pelos fones 98115 2967 ou 99164633.

Amacine
O cineasta Z Leão morou durante dez anos em São Paulo e trabalhou na produção de oito longas-metragens alemães com locações no Amazonas, Pará, São Paulo e África. De volta a Manaus desde 1999, Z Leão deu início à Amacine, projeto que visa ensinar a arte de se fazer um filme. A empresa realiza periodicamente oficinas de cinema em Manaus e no interior.

Serviço
Mostra 1 minuto
Data: 14 de maio
Local: Centro Cultural Orla Taumanã
Hora: A partir das 19 horas
Entrada franca