A montagem viralizada não tem reconhecimento oficial nem respaldo institucional nem em Caracas nem em Washington. Foto: reprodução/Donald Trump
A montagem viralizada não tem reconhecimento oficial nem respaldo institucional nem em Caracas nem em Washington. Foto: reprodução/Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas suas redes sociais uma imagem que o apresenta como “presidente interino da Venezuela”, em um layout que imita uma página de biografia digital semelhante à Wikipédia. A montagem compartilhada na Truth Social no domingo (11).

Na rede social, o post inclui foto oficial, datas e cargos atribuídos a ele, colocando-o no comando da Venezuela “desde janeiro de 2026”. A imagem surge acima da indicação de que ele é o 45º e 47º presidente dos EUA, com mandato iniciado em janeiro de 2025.

A montagem viralizada não tem reconhecimento oficial nem respaldo institucional nem em Caracas nem em Washington. Na prática, quem exerce a presidência da Venezuela é a vice-presidente Delcy Rodríguez, nomeada interina após a detenção de Maduro pela Suprema Corte venezuelana e reconhecida pelas Forças Armadas do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Liderança provisória

A publicação nas redes sociais ocorre no mesmo dia em que o presidente americano afirmou que seu governo mantém uma relação positiva com a liderança provisória venezuelana e disse estar disposto a se encontrar com a presidente interina do país, Delcy Rodríguez.

“A Venezuela está realmente indo bem. Estamos trabalhando muito bem com a liderança”, afirmou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, durante viagem da Flórida a Washington.

Questionado sobre a possibilidade de um encontro com Delcy, que integrou o governo do presidente deposto Nicolás Maduro como vice-presidente, Trump respondeu de forma vaga: “Em algum momento estarei”.

*Com informações do Estadão.