O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que planeja impor uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do país. A medida é considerada inédita, pois seria a primeira vez que uma tarifa incidirá sobre um serviço e não sobre um produto físico.

A informação foi publicada na sua rede, a Truth Social, nesta segunda-feira, 29 de setembro. “Nossa indústria cinematográfica foi roubada dos Estados Unidos da América por outros países, como se rouba “doce de criança”. A Califórnia, com seu governador fraco e incompetente, foi particularmente afetada. Portanto, para resolver esse problema antigo e interminável, vou impor uma tarifa de 100% sobre todo e qualquer filme feito fora dos Estados Unidos”, disse Trump.

Vale ressaltar que Trump e o Governador da Califórnia, Gavin Newsom, do partido Democrata, não se dão bem. Newsom criticou abertamente o presidente por sua política contra migrantes e é considerado um possível nome para concorrer a presidência em 2026.

Sobre a medida, Trump não detalhou quando nem como a tarifa seria aplicada, mas justificou a decisão argumentando que outros países oferecem incentivos fiscais que atraíram cineastas americanos para produções fora do país. Em maio deste ano, o presidente já havia mencionado uma possível tarifa ao setor, mas na época integrantes da indústria do cinema avaliaram que o Governo Federal não teria jurisdição clara para impor a tarifa e que sua aplicação seria complexa.

A preocupação é de que a medida possa alterar custos de produção, deslocamento de equipes e locações internacionais, especialmente em um cenário em que os estúdios frequentemente buscam alternativas mais econômicas fora dos Estados Unidos.

Se implementada, a tarifa sobre filmes estrangeiros não apenas mudaria a forma como Hollywood produz, financia e distribui cinema, mas também poderia gerar um efeito dominó no mercado internacional de entretenimento, alterando custos, contratos e estratégias criativas globalmente.

Além de filmes, Trump também sinalizou a aplicação de outras tarifas sobre produtos importados, incluindo medicamentos de marca, caminhões pesados, móveis e utensílios domésticos.