Presidente reeleito e empossado para governar a Guiana por mais cinco anos, Irfaan Ali realizou as primeiras nomeações de seu novo mandato: a do vice-presidente Bharrat Jagdeo e a do primeiro-ministro Mark Phillips, ambos reconduzidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No País vizinho, Jagdeo foi presidente entre 1999 e 2011, ministro da Fazenda. O economista de 61 anos é conhecido como um político influente, sendo uma espécie de porta-voz do governo. Como vice-presidente, tem missão de autoridade de alto escalão responsável por políticas estratégicas, especialmente ligadas ao petróleo.
“Sua compreensão de questões complexas, sua visão de futuro na formulação de políticas e seu profundo conhecimento tanto da dinâmica local quanto da economia global são nada menos que extraordinários”, declarou Ali sobre o vice.
Por sua vez, Phillips, de 62 anos, é gestor público de formação e um militar aposentado que chefiou o Exército da Guiana de 2013 a 2016. No País, seu cargo é subordinado ao presidente e equivale ao de primeiro-vice-presidente.
Em caso de vacância presidencial, o primeiro-ministro assume a nação. Na prática, ele cuida da execução cotidiana das políticas públicas governamentais.
“Ele traz integridade, um caráter forjado no fogo do dever e décadas de serviço altruísta ao povo da Guiana”, avaliou o presidente do País vizinho.