EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA

Professores apontam que Inteligência Artificial potencializa educação mais dinâmica

As aplicações da tecnologia estão sendo analisadas e aplicadas dentro e fora da sala de aula, como explicam Josué Viana e Hudson Araújo

Professores apontam que Inteligência Artificial potencializa educação mais dinâmica Professores apontam que Inteligência Artificial potencializa educação mais dinâmica Professores apontam que Inteligência Artificial potencializa educação mais dinâmica Professores apontam que Inteligência Artificial potencializa educação mais dinâmica
Hudson Araújo professor de História, já aplica funcionalidades da tecnologia nas aulas. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Hudson Araújo professor de História, já aplica funcionalidades da tecnologia nas aulas. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A aplicação da inteligência artificial na educação é um tema que vem ganhando espaço no ambiente educacional. Suas aplicações estão sendo analisadas e aplicadas dentro e fora da sala de aula.

Ou seja, tanto no âmbito do aprendizado em si, quanto na gestão educacional. É o que explica o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana, especialista em Tecnologia da Informação e professor há 25 anos, quando aponta um potencial da tecnologia para avaliação pedagógica.

“Eu posso usar um algoritmo, definir a regra e definir o perfil de aluno bom. Você pode pegar um programa e pedir para analisar sua base, quais desses alunos tem um comportamento que parece no padrão de bom ou não. Você vai receber esse relatório e vai dizer se faz sentido”, exemplifica o professor.

Segundo o especialista, o uso desse relatório vai depender do educador porque também é necessário que haja uma análise dos vários pontos da realidade. Ou seja, por ser um fragmento artificial da realidade, não se pode dizer que um aluno é ruim nas aulas sem entender o que motiva um desempenho ruim.

Josué Viana é reitor da Estácio Ceará e especialista na área da tecnologia. (Foto: reprodução)

Isso é muito semelhante ao que já é praticado pelos professores atualmente, mas a vantagem da inteligência artificial e da tecnologia é a velocidade para identificar o aluno com dificuldade. Assim, Josué reforça que a IA vai depender das ações humanas.

“Eu procuro trazer clareza nessa distinção. Uma coisa é uma coisa a outra coisa é outra coisa e elas não estão lá para se meter uma na outra. Elas têm uma relação e essa relação está sob o nosso controle. O fator humano continua lá presente e ele sempre vai ser um viés que vai determinar o uso positivo ou não positivo de uma ferramenta”, defende o também reitor.

Aplicação na sala de aula

O professor de História, Hudson Araújo, explica a aplicabilidade das tecnologias dentro da sala de aula. Para ele, essa é uma forma de manter jovens conectados à educação, utilizando as habilidades com os aplicativos e redes sociais.

“A educação tem a função de aprendizagem, ensina ou construir esse conhecimento, que é muito mais uma didática de hoje. O professor é um orientador da construção do conhecimento. E esse aluno nosso? Esse aluno está dentro do uso de tecnologias, ele conhece as tecnologias, ele trabalha essas tecnologias, então a gente sempre tem que observar isso […] Eu, como educador, acredito nessa potencialidade entendendo qual é o [perfil do] meu aluno e até onde ele pode ir”, afirma.

Hudson também desenvolve uma pesquisa sobre as tecnologias e a educação e costuma utilizá-las no processo educacional. Confira mais no vídeo!

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.