AMAZONTECH 2025

Oficina gratuita ensina como utilizar ureias para otimizar produção de millho no solo amazônico

Produtores rurais aprenderão com a pesquisadora da Embrapa Roraima, Dra. Karine Dias Batista, sobre o uso de ureias mais eficientes para aumentar a produtividade e a sustentabilidade no campo

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Aumentar a produtividade agrícola na Amazônia com técnicas inovadoras e sustentáveis é um dos pilares do Amazontech 2025. No dia 6 de setembro, às 17h30, no Auditório 5 do Amazontech, a Oficina Gratuita “Uso de ureias mais eficientes na produção de milho em solo Amazônico” trará conhecimentos essenciais para produtores rurais.

A oficina será conduzida pela Dra. Karine Dias Batista, pesquisadora da Embrapa Roraima e doutora pelo Department of Horticulture/College of Agriculture na Pennsylvania State University.

O uso de ureias na produção de milho consiste na aplicação de fertilizantes nitrogenados, dos quais a ureia é a principal fonte global de nitrogênio para culturas. As “ureias mais eficientes” referem-se a formulações que minimizam perdas de nitrogênio (por volatilização ou lixiviação), otimizando a absorção do nutriente pela planta e, consequentemente, aumentando a produtividade e reduzindo o impacto ambiental. Para o solo amazônico, isso é crucial para um manejo agrícola mais sustentável e produtivo.

Eliene Araújo, coordenadora do Amazontech, destaca a relevância prática dessa atividade para o setor agrícola.

“É uma atividade prática voltada para produtores rurais. Estamos novamente em parceria com a Embrapa, trazendo diversas técnicas relacionadas à agricultura. Esta oficina, mais especificamente, abordará o uso de ureias para o aumento da produtividade do milho. O público-alvo são os produtores rurais, e, como as demais oficinas, esta também é gratuita”, explica.

Eliene reforça o convite para os interessados em aprimorar suas práticas produtivas.

“Basta o produtor rural se inscrever pelo site do Amazontech e depois especificamente na oficina para ficar atento às diversas técnicas que a Embrapa está trazendo. Nosso objetivo é que consigamos identificar o melhor processo produtivo, dando mais condições de produtividade às culturas e gerando um resultado maior”, finaliza.

Sobre o Amazontech 2025

Promovido pelo SEBRAE Roraima, com parceria da EMBRAPA, UFRR, FAPERR e os Sebrae dos estados da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 será realizado em Boa Vista, reunindo empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos.

Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, o evento contará com mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos voltados ao aprendizado e ao networking. Entre os destaques estão o Hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e a gravação de um podcast exclusivo.

O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO e do Sebrae Nacional, reforçando seu caráter internacional e integrador.

Entre os nomes confirmados na programação geral estão Monique Evelle, investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social, e Martha Gabriel, referência nacional em inovação digital.

O Amazontech 2025 é totalmente gratuito e aberto ao público: pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias estão convidados a participar dessa grande imersão em inovação e desenvolvimento sustentável.

 Inscrições e mais informações: https://amazontech.rr.sebrae.com.br

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.