Inovação e Tech

Inteligência artificial pode contribuir para impulsionar vendas online

Novas ferramentas impactam positivamente o comércio digital, automatizando processos e melhorando a experiência dos clientes

A utilização da inteligência artificial é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, diversos setores têm buscado formas de implementá-la para facilitar e agilizar seus processos cotidianos. Dentre os ramos que têm se beneficiado de novas ferramentas de IA, está o varejo, principalmente as plataformas de comércio digital. A inteligência artificial aplicada ao e-commerce tem a capacidade de melhorar a experiência do cliente, impulsionando a conversão em vendas.

O e-commerce, que foi intensificado durante a pandemia de Covid-19, já possuía tendência de crescimento nos últimos anos. Em uma posição de cada vez mais destaque, diversos esforços são realizados frequentemente para melhorar a aplicação de recursos, dentre eles a implementação de tecnologias como a inteligência artificial. Suas principais vantagens incluem uma maior capacidade de armazenamento e processamento de dados, além de absorver conteúdos e aprender com eles.

Com a automatização e agilização dos processos, diferentes etapas de vendas são beneficiadas, permitindo que os colaboradores foquem na experiência e fidelização do cliente. Confira as principais ferramentas de IA que podem ser utilizadas para vender melhor e que são fundamentais para a transformação digital de empresas:

Vitrine virtual

A vitrine virtual é uma das aplicações mais populares da inteligência artificial no e-commerce. O software de IA pode ser utilizado para coletar dados de usuários para apresentar, nas páginas principais, as maiores ofertas e os itens mais procurados por seus clientes.

Além disso, outra possibilidade é a de levantar dados como o histórico de pesquisa e quais páginas foram visitadas pelo consumidor. Essas informações podem ser utilizadas para sugerir itens semelhantes que podem despertar seu interesse, novos produtos que são comprados em conjunto, entre outras opções, tornando a experiência do site personalizada para cada um. 

Pesquisa inteligente

Outra ferramenta interessante proporcionada pela inteligência artificial é a pesquisa inteligente. Entre as possibilidades, estão a pesquisa por voz, a pesquisa em tempo real (mostrando os resultados enquanto o usuário digita os termos), a pesquisa por imagem (em que o usuário insere uma foto para o sistema reconhecer e procurar produtos), a apresentação de resultados fidedignos, mesmo que o usuário cometa erros de grafia, entre outras.

Recuperação de carrinho

Através de um software de IA, é possível disparar mensagens antes de um cliente abandonar uma compra para estimulá-lo a finalizar o processo ou disparar e-mails com detalhes de um carrinho abandonado para que ele tenha a oportunidade de voltar àquele momento e concluir a operação. Além disso, com a coleta de dados de navegação, é possível sugerir novamente itens que já foram escolhidos em outra ocasião, facilitando a procura do cliente e a retomada de uma compra.

Chatbots

As assistentes virtuais, ou chatbots, talvez sejam a aplicação mais comum de IA para as lojas virtuais. Esse recurso pode ser programado para responder a perguntas e dúvidas mais frequentes de clientes, solucionando problemas de maneira rápida a qualquer momento, já que estão disponíveis 24 horas.

Além disso, a ferramenta pode auxiliar e agilizar o atendimento especializado. Com mensagens automáticas coletando informações relevantes, como nome, documento, número do pedido e tipo de solicitação, é possível filtrar o atendimento e encaminhar o cliente para o departamento correto, como trocas e devoluções, pagamentos, entrega e outros.

Precificação de produtos

Para ser bem-sucedido, é preciso ter um planejamento bem definido, como o que vender para ganhar dinheiro e os melhores preços. Como uma das maiores vantagens da IA é sua capacidade de análise de dados, ela é uma aliada importante para acompanhar dados internos e externos que impactam na política de precificação de produtos. Assim, a loja pode se destacar e se diferenciar de seus concorrentes com preços mais competitivos e sem defasagem, tornando-se mais eficaz na conquista de seu público-alvo e otimizando seu faturamento.