Os projetos de inovação serão avaliados pela efetividade no mercado. (Foto: Divulgação)
Os projetos de inovação serão avaliados pela efetividade no mercado. (Foto: Divulgação)

As inscrições para a 9ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) seguem abertas até o dia 5 de dezembro. Podem participar empresas de grandes e pequenos portes dos setores industriais, além de pesquisadores com projetos de inovação. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do PNI. A iniciativa é movida pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e do Juntos pela Indústria com o objetivo de reconhecer soluções inovadoras de instituições e de pesquisadores que atuam no país e reforçar a mensagem do papel fundamental da inovação.

Acesse o site do Prêmio Nacional de Inovação e confira o regulamento de cada categoria.

A edição 2025 acontecerá de forma integrada à Jornada Nacional da Inovação da Indústria, com a caravana que percorre as 27 Unidades da Federação e ao 11º Congresso de Inovação da Indústria, que acontece em março de 2026, em São Paulo.

Os inscritos irão receber um relatório de feedback da avaliação, além de certificados e do troféu da premiação. Os finalistas ainda recebem divulgação na mídia e participam do 11º Congresso. Os ganhadores também participarão de uma imersão em ecossistemas de inovação internacional personalizada para o grupo.

A premiação será realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em correalização com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

A metodologia de avaliação do prêmio mudou nesta edição. Os projetos de inovação serão avaliados pela efetividade no mercado, com base em resultados e impacto positivo na sociedade.

Na primeira etapa, os candidatos passarão por análise de um comitê de especialistas, responsável pela seleção de finalistas do prêmio. A fase final será decidida por voto popular dos participantes credenciados durante o 11º Congresso de Inovação da Indústria.

“Neste ano, quisemos valorizar as soluções ligadas à transformação digital dos negócios e ao desenvolvimento sustentável. Vamos mostrar o impacto real das soluções e abrir voto popular para definir os vencedores”, destaca o diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes.

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, destaca que ciência é o melhor investimento.

“Quem tem uma ideia inovadora ou disposição de empreender com inovação tem o nosso apoio, por meio de ações como o Prêmio Nacional de Inovação. O Brasil tem esse ativo muito importante que é o conhecimento. A premiação é uma excelente oportunidade de canalizar esse conhecimento para acelerar o desenvolvimento de empresas e de todo o país”, destacou Bruno Quick.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Conheça os Eixos e as Modalidades

No eixo “Reconhecimento à Transição Energética” as empresas serão agraciadas nas categorias descarbonização e recursos renováveis. E no eixo da “Transformação Digital” as categorias são inteligência artificial para produtividade e digitalização de negócios.

O PNI também terá uma nova categoria, de soluções inovadoras alavancadas por recursos originados do incentivo federal da Lei do Bem.

Entre as modalidades, estão:

  • Empresas: pequenos negócios, médias e grandes empresas;
  • Pesquisadores: de pequenos negócios, média empresa e grande empresas;
  • Ecossistemas: de pequeno porte, médio porte ou grande porte;
  • Lei do Bem: pequenas, médias e grandes empresas beneficiadas pela lei.