Na tarde desta quinta-feira (24), por volta das 13h30 (horário local), o aplicativo WhatsApp apresentou instabilidade e deixou de enviar e receber mensagens. A falha foi percebida por usuários, mas ainda não se sabe o motivo exato do problema.
Relatos no Downdetector, plataforma especializada em monitorar falhas em serviços online, demonstram um aumento considerável de reclamação dos usuários.
Dados do World Population Review mostram que, em 2024, o Brasil tinha aproximadamente 148 milhões de usuários ativos de WhatsApp, o que representa cerca de 98% dos usuários de smartphones no país. Outro levantamento aponta até 165 milhões de usuários regulares, ou seja, mais de 93% dos internautas brasileiros.
Esse cenário reforça a dependência quase universal da plataforma para comunicação pessoal, profissional e emocional. A queda temporária, portanto, afeta diretamente o cotidiano de milhões de atividades triviais como a troca de fotos e vídeos até demandas urgentes como trabalho, telemedicina e suporte emocional.