O Amazontech 2025, um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, que acontecerá de 4 a 6 de setembro na UFRR – Campus Paricarana, contará com uma programação robusta e estratégica voltada para o setor de piscicultura. As atividades, realizadas em diversos auditórios da Universidade, prometem trazer as mais recentes tendências, tecnologias e conhecimentos para produtores, investidores e interessados na área.
A programação de piscicultura é fruto de uma colaboração estreita com parceiros, com destaque para a Embrapa, uma das executoras do evento. Eliene Araújo, da coordenação do Amazontech, detalha a relevância dessa parceria e o foco da programação. Ela ressalta a importância do estado no cenário da produção de pescado.
“Essa programação é uma proposta específica da Embrapa, que é um dos executores do evento junto conosco. Em termos de piscicultura, Roraima é um dos principais fornecedores de pescado para Manaus e para outras regiões do Brasil também”, explica.
Eliene Araújo explica as inovações e abordagens que serão apresentadas, incluindo o foco nas comunidades indígenas e avanços genéticos.
“O que eles estão trazendo são novas tendências e tecnologias voltadas para a área da piscicultura, pensando também no aspecto das comunidades indígenas, na criação em tanque-rede e outros elementos que são essenciais, principalmente quando diz respeito à melhoria genética, à seleção de genomas para a área de piscicultura”.
Ela complementa que a programação foi pensada para atender a um público diversificado dentro do segmento.
“Toda essa composição da programação voltada para esse aspecto está principalmente pensada para produtores específicos da área de pescado, para pessoas interessadas em investir nessa área que enxergam Roraima como potencial de desenvolvimento, e também para aquelas pessoas que já estão no mercado há bastante tempo e que têm muito a contribuir para o evento como um todo. Temos grandes produtores aqui no Estado de piscicultura e acreditamos que vamos atingir necessidades que são vigentes e constantes para o produtor rural, desde o pequeno até o grande produtor”, diz.
Confira as atividades de psicultura na UFRR:
As atividades serão distribuídas em diferentes auditórios da UFRR, garantindo acessibilidade e espaço para debates aprofundados:
No Bloco I, Sala 5:
- 04/09, a partir das 9h: Palestra sobre Edição Genômica para a Retirada da Espinha em “Y” do Tambaqui, com o pesquisador Eduardo Varela.
No Auditório 2, do Bloco II:
- 04/09, das 9h às 10h: Palestra sobre Bioeconomia do Pescado, com a especialista Danielle de Bem Luiz.
- 04/09, das 15h30 às 16h30: Seminário sobre Produção de Peixes Nativos em Tanques-Rede e os Avanços na Produção com a População Monossexo de Fêmeas, ministrado por Flavia Tavares.
- 04/09, das 17h às 18h: Palestra sobre Economia da Piscicultura de Espécies Nativas, com Roberto Manolio Valladão Flores.
No Auditório 4, do Insikiran:
- 04/09, das 9h às 10h: Palestra sobre Criação de Tracajás como Fonte Proteica Alternativa em Comunidades Indígenas, com Jamile da Costa Araújo.
- 05/09, das 10h30 às 11h30: Palestra sobre Modelo Integrado de Produção de Pescado com Culturas Alimentares Aplicado em Comunidades Indígenas em Tocantins, com Marcela Mataveli.
- 06/09, das 9h às 10h: Palestra sobre Sistemas Produtivos de Peixes Instalados em Área Yanomami, com Sandro Loris Aquino Pereira.
Sobre o Amazontech 2025
O Amazontech 2025 é um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia. Promovido pelo SEBRAE/RR em parceria com EMBRAPA, UFRR, FAPERR e os SEBRAE’s da Amazônia Legal, o evento acontecerá em Boa Vista, Roraima, reunindo empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais.
Com uma área total de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade na UFRR – Campus Paricarana, o Amazontech será um espaço único para promover conexões estratégicas, impulsionar negócios sustentáveis e gerar oportunidades que impactem positivamente o futuro da Amazônia. A programação diversificada incluirá seminários, palestras magnas, oficinas práticas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos de aprendizado e networking. Destaques como o Hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios reais) e um podcast próprio também farão parte da experiência.
O evento é uma oportunidade imperdível para vivenciar o potencial econômico e ambiental da Amazônia, conectar-se com protagonistas da inovação e impulsionar ações que farão a diferença no desenvolvimento dos negócios sustentáveis. Países como Guiana, Equador, Barbados e os estados de AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO, além do Sebrae Nacional, estarão presentes, reforçando o caráter abrangente do encontro.
O Amazontech 2025 tem como foco o fortalecimento da bioeconomia, a adoção de tecnologias limpas, o estímulo ao empreendedorismo sustentável e a valorização dos saberes tradicionais. Com a presença de palestrantes renomados como Monique Evelle (Shark Tank Brasil) e Martha Gabriel (especialista em inovação digital), o evento promete inspirar e capacitar.
O Amazontech 2025 é totalmente GRATUITO e aberto a todos os públicos, desde pequenos e médios empreendedores até pesquisadores, investidores, startups, líderes comunitários, instituições públicas e privadas, e profissionais autônomos.
Mais informações sobre a programação completa e como participar podem ser encontradas no site oficial: https://amazontech.rr.sebrae.com.br/.