
O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo durante a cerimônia do Globo de Ouro, realizada no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos prêmios mais relevantes da premiação: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Apesar do desempenho expressivo, o longa não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a consagração rendeu ao evento o apelido de “noite do Brasil” e reforçou a presença do país entre os grandes destaques da temporada internacional de premiações.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na disputa, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho abriu o discurso com uma saudação ao país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse o diretor, antes de agradecer à distribuidora Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, além da equipe e do elenco. Em um dos momentos mais emocionados da noite, destacou a parceria com o protagonista. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, afirmou.
A vitória no Globo de Ouro coroa um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o filme estreou na competição oficial pela Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou a Avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da edição, chamando atenção para a produção brasileira.

Wagner Moura faz história
Na categoria de atuação, Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro ator brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama, já que apenas duas mulheres Fernanda Montenegro e Fernanda Torres venceram anteriormente.
Em seu discurso, o ator falou em português e celebrou a cultura nacional. “Viva a cultura brasileira”, disse, ao ressaltar a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade construída ao longo do projeto.
Além de Moura, concorriam ao prêmio Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
A conquista resgata uma tradição brasileira no Globo de Ouro. Em 1999, Central do Brasil venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e, no ano passado, Fernanda Torres levou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Outros destaques da premiação
Entre os demais vencedores da noite, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
Na televisão, a série Adolescência se destacou ao levar dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, enquanto Stephen Graham foi premiado como Melhor Ator em Série, além de também assinar a direção da produção.
Com duas estatuetas e ampla repercussão internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial, reafirmando a força e a relevância da produção audiovisual nacional no cenário global.
Sinopse
O filme O Agente Secreto foi lançado no Brasil no dia 6 de novembro passado. Ele narra a história de Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas que se muda de São Paulo para Recife em 1977, na tentativa de escapar dos agentes do governo.