Vai ao banco? Veja como fica o funcionamento neste final de ano

Quem precisa resolver pendências bancárias no fim do ano deve ficar atento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o calendário especial de funcionamento das agências durante o período das festividades.

Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, o atendimento presencial será em horário reduzido das 9h às 11h, no horário de Brasília, ou das 8h às 10h nos estados com fuso horário de uma ou duas horas a menos em relação à capital federal.

Já nos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá expediente bancário em todo o país. As agências não abrirão para atendimento presencial e as compensações bancárias, incluindo a TED, não serão realizadas. O PIX, que funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados, continuará operando normalmente.

Dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos funcionam normalmente para atendimento presencial, nas localidades onde não houver feriado municipal. O último dia do ano com expediente bancário normal será 30 de dezembro, quando todas as operações poderão ser realizadas. No dia 31 de dezembro, não haverá expediente bancário nem compensações bancárias. 

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Pagamentos de contas e tributos

Contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 01/01, poderão ser pagas no próximo dia útil, sem acréscimo. Já os tributos e impostos com vencimento em feriados ou em dias sem compensação bancária devem ser antecipados, para evitar a cobrança de juros e multa.

Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, os tributos já tem datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não ocorra, a recomendação é antecipar o pagamento ou realizar o agendamento pelos canais eletrônicos.

“No caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica.

Canais digitais seguem disponíveis

Mesmo nos dias sem atendimento presencial, os clientes podem utilizar os canais digitais e as áreas de autoatendimento das agências para realizar operações bancárias. Internet banking, aplicativos de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários permitem o pagamento de contas, transferências, consultas de saldo e extrato, entre outros serviços.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, ressalta Walter.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).