
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, iniciou neste domingo (18) a vacinação em massa contra a dengue em Botucatu (SP) com a vacina Butantan-DV, o primeiro imunizante do mundo em dose única contra a doença, desenvolvido com tecnologia 100% nacional pelo Instituto Butantan.
A ação integra um estudo piloto conduzido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Botucatu, a Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e o Instituto Butantan. Antes de ser incorporada ao calendário nacional e distribuída para todo o país, a vacina está sendo aplicada de forma controlada para avaliar seus resultados em larga escala.
Nesta fase inicial, o Ministério da Saúde decidiu vacinar toda a população de 15 a 59 anos de três municípios: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). O objetivo é avaliar a efetividade da imunização, o impacto na redução dos casos e a circulação do vírus na comunidade, gerando dados que subsidiarão a expansão do imunizante para o restante do Brasil.
Ao todo, 204,1 mil doses estão sendo distribuídas entre as três cidades, como parte de um lote inicial de 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan. A meta do governo federal é alcançar 40% de cobertura vacinal na população-alvo, percentual considerado suficiente para influenciar de forma significativa o controle da dengue.
A vacina Butantan-DV, aprovada pela Anvisa, protege contra os quatro sorotipos da dengue e apresentou 74% de eficácia geral, mais de 91% contra casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações, segundo estudos clínicos realizados entre 2016 e 2024.