O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) completou 25 anos de funcionamento nesta sexta-feira (15). Com mais de 435 mil atendimentos de emergências nos últimos quatro anos, o único hospital público infantil de Roraima, atende pacientes da capital, dos demais municípios, outros estados e até mesmo, países vizinhos como Venezuela e Guiana.
Com 1.200 servidores, a unidade do HCSA oferece mais de 30 especialidades médicas dentre elas, ortopedia, pneumologia, psiquiatria, endocrinologia, infectologia, cirurgia vascular, neurocirurgia,dermatologia, nutrição, oftamologia,entre outros. Atualmente, ela conta 10 leitos no Trauma e 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atendendo crianças de até 12 anos.
Durante a solenidade de comemoração, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, destacou que o Santo Antônio é o maior hospital infantil público da Amazônia.
“A demanda costuma aumentar no período de chuva, então uma das nossas maiores preocupações é não ter superlotações. E em 2025, o hospital não realizou nenhum atendimento nos corredores, dessa forma, ter um espaço moderno e amplo é um dos maiores diferenciais desta unidade”, disse o prefeito.
Além disso, o hospital tem uma enfermaria voltada para a população indígena, implantada com o objetivo de respeitar a cultura e especificidades de cada etnia.
“Os 25 anos do Hospital Santo Antônio representa uma equipe de profissionais fortalecida que já salvaram muitas vidas e, que garantem o futuro dessas crianças continuarem sorrindo com saúde e um bom atendimento”, destacou a Diretora Geral do Hospital da Criança, Laudineia Barros.
A Programação do aniversário de 25 anos do Hospital Santo Antônio contou com Pintura facial no Tapiri da unidade; visita dos super-heróis nos blocos; Cão terapia da Guarda Civil Municipal (GCM); Plantio de flores e mudas no “Jardim Encantado” iniciativa em parceria com o Horto e Dedo Verde, além de brincadeiras e sessão de cinema para as crianças.