Semana do Audiovisual de Roraima supera expectativas e fortalece produção cinematográfica local ( Foto Walmik Mota)
Semana do Audiovisual de Roraima supera expectativas e fortalece produção cinematográfica local ( Foto Walmik Mota)

A 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA) encerrou sua programação com resultados expressivos para o fortalecimento do cinema regional. Realizado entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, no Roraima Garden Shopping, no bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista, o evento reuniu exibições de filmes, oficinas formativas, mesas-redondas e anunciou a produção de um curta-metragem desenvolvido pelos próprios participantes das atividades.

De acordo com o coordenador da SEDA Roraima, Manoel Rolla, a edição superou as expectativas da organização. “O evento tem superado nossas expectativas. Iniciamos no ano passado, com edições em Campo Alegre, Normandia e Tepequem, apresentando mostras de filmes e oficinas. Essas oficinas resultaram na produção de um documentário e de um curta-metragem com aproximadamente dez minutos, que está em fase de pós-produção e será lançado em breve como um dos resultados do projeto. Os alunos participaram ativamente de todo o processo”, destacou.

Semana do Audiovisual de Roraima apresenta resultados e amplia acesso ao cinema local (Foto Divulgação)

Outro ponto alto do evento foi a forte adesão do público. A sala de cinema, com capacidade para 163 pessoas, ficou completamente lotada, cenário que, segundo a organização, não era visto desde grandes estreias comerciais, como a franquia “Vingadores”. Mesmo com a exibição de um filme com classificação indicativa de 16 anos, o público foi diversificado, incluindo pessoas que aguardaram do lado de fora para conseguir entrar. A presença de profissionais da área audiovisual, mesmo fora das mesas de debate, contribuiu para enriquecer as discussões e a troca de experiências.
Além da formação e da produção de novos conteúdos, a SEDA também ampliou o acesso às obras exibidas durante a semana.

No streaming

Os filmes da mostra passam a ficar disponíveis online por meio da plataforma Seda Play, que será oficialmente lançada a partir de segunda-feira. A iniciativa permitirá que produções roraimenses sejam assistidas temporariamente em qualquer parte do mundo, fortalecendo a difusão do audiovisual local.

Criada em 2010 com o objetivo de incentivar o audiovisual em Roraima, a SEDA atuou até 2014 e retomou suas atividades em 2025. A nova fase é promovida pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento conta ainda com o apoio da Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira, Cinema Yanomax e Roraima Garden Shopping.
Com a proposta de valorizar produções regionais, a 6ª Semana do Audiovisual de Roraima reafirma seu papel como um importante espaço de formação, exibição e articulação do setor, consolidando-se como vitrine para novos realizadores e para o cinema produzido no estado.