Atleta roraimense conquista duas medalhas em competição de jiu-jítsu em Manaus. (Foto: Divulgação)
Atleta roraimense conquista duas medalhas em competição de jiu-jítsu em Manaus. (Foto: Divulgação)

O atleta roraimense Hallysson Marcelino, de 15 anos, conquistou duas medalhas de ouro na Copa Ajuricaba de Jiu-Jítsu, etapa do Circuito Amazonense da modalidade. A competição ocorreu no último domingo (14), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus.

Hallysson venceu as categorias absoluto pesado e juvenil 1, faixa azul, até 74kg, mesmo enfrentando adversários mais velhos e experientes. No absoluto, superou Júlio César por pontos e, na decisão, venceu Juan Carlos, também na pontuação, garantindo ainda uma premiação de R$ 150.

“No Absoluto as lutas foram mais difíceis porque os adversários eram Juvenil 2, mais técnicos e mais pesados e, também mais experientes, pois todos tem 17 anos. Mas, mesmo com 15 anos, não tive medo de lutar no absoluto e nem de enfrentar adversários duros”, afirmou Hallysson.

Hallysson Marcelino no lugar mais alto do pódio. (Foto: Divulgação)

Na categoria juvenil 1, faixa azul, o roraimense realizou duas lutas. Na semifinal, venceu Andrey por pontos e, na final, superou Fernando Dourado, novamente na pontuação, para confirmar o segundo ouro do dia.

“Fiz duas lutas duríssimas para ser campeão. Mas, consegui manter a calma e conseguir fazer os pontos que me garantiram as duas vitórias”, destacou o atleta.

Atualmente, Hallysson mora em Manaus e treina na Academia Nabil Jiu-Jitsu, sob a orientação do mestre Nabil Aziz, faixa-preta 5º grau, e de seu pai, João Marcelino, também faixa-preta.

A participação na Copa Ajuricaba integra a preparação do atleta para competições internacionais em 2026. O principal objetivo é o Campeonato Europeu da IBJJF, que será disputado entre 15 e 24 de janeiro de 2026, em Lisboa, Portugal, onde Hallysson fará sua estreia como juvenil 1, faixa azul.

“Estou em preparação intensa para o Europeu. Vou fazer a minha estreia como Juvenil 1, na faixa azul, quero fazer bonito e conquistar a medalha de ouro e ser bicampeão Europeu, da IBJJF”, disse.

Além da rotina de treinos, Hallysson e o pai buscam apoio financeiro para custear despesas com passagem, hospedagem, alimentação e transporte durante a viagem a Portugal.

Após o Europeu, o atleta também tem presença confirmada no Pan-Americano da IBJJF 2026, em março, em Kissimmee, na Flórida (EUA).