FIQ BH 2024

Quadrinista roraimense expõe em Feira Internacional de Quadrinhos em Minas Gerais  

Ygor Vieira busca apoio da comunidade para sua ida ao evento, considerado um dos maiores do segmento na América Latina

 Apesar de não ter grandes expectativas, Vieira foi surpreendido ao receber a confirmação de sua participação por e-mail da organização do FIQ BH 2024 (Foto: Divulgação)
Apesar de não ter grandes expectativas, Vieira foi surpreendido ao receber a confirmação de sua participação por e-mail da organização do FIQ BH 2024 (Foto: Divulgação)

Ygor Vieira, um talentoso quadrinista de Roraima, está prestes a participar de um dos maiores eventos de quadrinhos da América Latina, a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH 2024), que ocorrerá entre os dias 23 e 24 de maio. Com apenas três anos de atuação no segmento, mas uma paixão de vida inteira pelas artes modernas, Vieira foi selecionado para apresentar sua obra na feira.

A oportunidade surgiu após incentivos de amigos quadrinistas da região sudeste, que o encorajaram a se inscrever no evento. Apesar de não ter grandes expectativas, Vieira foi surpreendido ao receber a confirmação de sua participação por e-mail da organização do FIQ BH 2024. Desde então, ele afirma que tem experimentado uma imensa alegria.

“Nós somos do Norte e oportunidades como esta são muito pequenas. Então, estou muito feliz e empolgado em poder mostrar que existem quadrinistas do Norte e que existe uma cena de quadrinistas na região. Como um dos representantes daqui de Roraima, ter essa chance é muito importante para mim e me sinto muito feliz e orgulhoso com o meu próprio trabalho, que eu venho fazendo ao longo desses anos. Serão dois dias de uma experiência incrível ao lado de artistas que são conhecidos nacionalmente”, comemorou Vieira.

Na feira, Vieira apresentará seu principal quadrinho, “Tropa Spike”, uma história envolvente sobre dois irmãos treinados para uma missão misteriosa. A obra surgiu a partir de um projeto chamado “Criando fanzines”, no qual Vieira ensinava crianças e adolescentes a produzir suas próprias histórias em quadrinhos com apenas uma folha de papel. Essa iniciativa percorreu escolas da rede pública de ensino, incluindo comunidades indígenas de Roraima.

(Foto: Divulgação)

O interesse de Vieira pelos quadrinhos se intensificou durante a pandemia de COVID-19. Após o mundo começar a se reabrir, ele se inscreveu em um curso de quadrinhos no Sesc Roraima, ministrado pelo professor Rhafa Porto, o que marcou um ponto de virada em sua vida.

Apoio

Para garantir sua participação no FIQ BH 2024, Vieira está buscando apoio da comunidade, principalmente dos amantes de quadrinhos. Ele lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos para custear suas despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte.

“Busco esse apoio da comunidade de Roraima, para que todos conheçam meu trabalho aqui e em BH e saibam o quanto tenho contribuído com a cultura aqui em Roraima, principalmente para a criançada e para os jovens terem acesso ao universo dos quadrinhos. Conto com o apoio de todos”.

Para conhecer mais sobre o artista, basta acessar seu perfil no Instagram: @ygotz_.