Geral

Psicóloga aponta cinco sinais de um relacionamento abusivo

Levantamento do Departamento de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) revela, no entanto, alguns sinais que podem ajudar a identificar quando o namoro se tornou abusivo

(Foto: Raisa Carvalho)
(Foto: Raisa Carvalho)

Embora o tema do comportamento abusivo em relacionamento já esteja sendo discutido com mais frequência nos últimos anos, ainda é difícil de identificar sinais de que uma relação não vai bem e se tornou tóxica. Principalmente, se a pessoa é a vítima e se torna dependente emocionalmente daquele vínculo emocional.Levantamento do Departamento de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) revela, no entanto, alguns sinais que podem ajudar a identificar quando o namoro se tornou abusivo
Inicialmente, é necessário compreender que muitas atitudes abusivas são camufladas como um carinho ou preocupação mais exagerada, por isso muita gente tem dificuldade em enxergar quando ultrapassou os limites.

  1. Afastamento da família e dos amigos
  2. Críticas constantes pelo comportamento ou aparência
  3. Explosões de raiva
  4. Manipulação emocional
  5. Ciúmes

Essas características, segundo o CEUB, revelam traços de manipulação, desonestidade e criam um ambiente de violência emocional e, por muitas vezes, até física. Outro fator de alerta é o estresse e a combinação com o consumo de drogas e álcool, que aumenta a raiva, irritabilidade e agressividade.
A questão da presença da violência no relacionamento também. Uma explicação para esse tipo de comportamento é a normalização desse tipo de atitude por crianças que cresceram em lares abusivos e repetem a forma que foram criadas no seu namoro.

Procure ajuda
Para quem identificou os sinais no seu próprio relacionamento ou conhece alguém que esteja nesta situação, o CEUB orienta que a pessoa procure ajuda profissional e tratamento psicológico. Se necessário, a denúncia para as autoridades policiais.
Por conta da dependência emocional, mesmo sabendo dos sinais de um relacionamento tóxico, muitas vítimas permanecem se relacionando com seus agressores. Por isso, a importância de um tratamento de qualidade e uma rede de apoio de amigos e familiares.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.