Reunindo pais e cuidadores, o Programa Paternidade Boa realizou evento para celebrar o Dia dos Pais com o tema “Construindo laços, formando futuros”, ocasião reforçou a mensagem de que a presença ativa do pai na vida dos filhos vai além do prover.Comemoração ocorreu nesta terça-feira (12), na sede do Família Que Acolhe (AFA), no bairro Nova Canaã.
Amarildo Rodrigues um dos participantes, pai de Aylla Gabrielly, de 2 anos e Angelo Gael, de 11 meses informou que antes, sua rotina era apenas trabalho, banho e descanso. Agora, ele aproveita o tempo com os filhos de forma diferente.
“Aprendi a dar mais atenção, a curtir cada momento, juntos. Isso tem feito toda a diferença em casa e na educação deles”, contou.
A programação do evento contou com música ao vivo, dinâmicas, relatos dos pais, além da entrega simbólica de certificados de participação. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) comemoração destacou a importância dos pais construírem vínculos de amor e presença na vida dos filhos, principalmente, tratando-se de crianças.
“Acreditamos que esse fortalecimento da figura paterna contribui, diretamente, para a redução da violência doméstica e para o desenvolvimento saudável das crianças. Os relatos que temos recebido dos próprios pais são emocionantes. Eles percebem a diferença que essa participação faz, tanto na vida dos filhos quanto na deles mesmos”, disse a secretária da Semads, Nathália Cortez.
Criado em 2021, o Programa Paternidade Boa faz parte da Política Municipal de Atenção à Primeira Infância que promove encontros, oficinas e palestras mensais de forma itinerante na sede do FQA e nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Um dos participantes desses encontros é o Alberto Junior, de 27 anos, pai de três crianças, ele ressalta que ser presente na rotina dos filhos é deixa boas memórias para a vida toda.
“Mesmo em casos de separação ou divórcio, o vínculo com o filho não pode ser perdido. Hoje, eu troco, faço o mingau, ajudo a acalmar meu filho, coloco ele para dormir. Isso trouxe mais tranquilidade para dentro da minha casa e aliviou o peso que estava só sobre a mãe”, finalizou.