Geral

Professora de Roraima é selecionada para intercâmbio nos Estados Unidos

Marcela, do IFRR, está entre os 299 professores brasileiros selecionados para curso intensivo nos Estados Unidos

Professora Marcelá Sá (Foto Arquivo pessoal)
Professora Marcelá Sá (Foto Arquivo pessoal)

Duas professoras de Roraima foram selecionadas para participar de um prestigiado programa de capacitação nos Estados Unidos. Marcela, docente do Instituto Federal de Roraima (IFRR), e Carla dos Santos Caldeira, da rede estadual de ensino, integram o grupo de 299 professores de Língua Inglesa escolhidos em todo o país para o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI), resultado de uma parceria entre a Comissão Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa, que oferece até dez vagas por estado, tem como objetivo fortalecer a formação de professores de inglês da rede pública por meio de um curso intensivo de seis semanas nos Estados Unidos. A iniciativa foca na ampliação das competências linguísticas — compreensão, fala, leitura e escrita —, além de proporcionar uma rica imersão cultural e troca de metodologias de ensino.

De acordo com a Fulbright, os participantes terão acesso a atividades acadêmicas e culturais que valorizam o trabalho dos professores da educação básica, promovem o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e incorporam elementos da cultura e história norte-americana ao ensino do idioma no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Um sonho realizado”

A professora Marcela, que leciona no Campus Novo Paraíso do IFRR há quatro anos, conta que acompanhava os editais do PDPI há pelo menos três anos, mas não pôde se inscrever anteriormente por não atender ao critério de estabilidade exigido. Agora, ao ser finalmente selecionada, ela celebra a oportunidade como um marco em sua trajetória.

“Esperar pelo PDPI foi como ver um dream come true (sonho tornado realidade), que me acompanha desde a minha formação em Letras, que era fazer um intercâmbio. Sendo este o meu primeiro intercâmbio, mais do que aprimorar minhas habilidades de speaking, participar deste programa representa uma realização pessoal e profissional”, afirmou Marcela, emocionada. “Sinto uma enorme satisfação em saber que, ao retornar, levarei comigo uma bagagem de experiências que certamente enriquecerá minha práxis docente.”

Reconhecimento institucional
A conquista foi comemorada pela equipe do IFRR. Para a diretora-geral do Campus Novo Paraíso, Vanessa Rufino, a seleção de Marcela é motivo de orgulho para a instituição.

“Participar de uma capacitação de seis semanas nos Estados Unidos será uma excelente oportunidade para fortalecer sua formação pessoal e profissional, contribuindo, ainda mais, para o processo de ensino dos jovens e adolescentes do campus”, destacou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.