ALTO ALEGRE

Prefeita resiste deixar cargo após afastamento; Câmara pode acionar justiça para tirá-la à força

Mesmo após decisão da Câmara, Simone Friedrich publicou cinco decretos de exoneração de secretários municipais

A prefeita interina de Alto Alegre, Simone Friedrich (Foto: Arquivo pessoal)
A prefeita interina de Alto Alegre, Simone Friedrich (Foto: Arquivo pessoal)

A prefeita afastada de Alto Alegre, Simone Friedrich (PSD), estaria resistindo a deixar o cargo após a Câmara Municipal aprovar seu afastamento. Com isso, o sucessor natural, o presidente da Casa, vereador Valdenir Magrão (MDB), prometeu pedir para a justiça tirá-la do cargo à força.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Todo mundo cumpriu a decisão, só a mulher que não entrega o cargo, de jeito nenhum”, denunciou Magrão, que disse ter comunicado o caso e a decisão dos vereadores à Justiça e ao Ministério Público de Alto Alegre, assim como ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).

“Se ela não entregar o cargo até o final do dia hoje, amanhã vou entrar com mandado de segurança, para usar a força policial, para tirá-la do cargo”, avisou.

O parlamentar revelou que Simone Friedrich recusou cumprir a notificação oficial da Câmara na segunda-feira (14). “Fui presencialmente à Prefeitura hoje, pela manhã, e ela falou que ia pensar em cumprir”, disse.

Mesmo após o afastamento, Simone Friedrich publicou, na segunda, cinco decretos de exoneração de secretários municipais, como Agmael Souza Moura e Fabio Lima Albuquerque dos cargos de secretário de Educação e de Obras, respectivamente.

Na sexta-feira (10), a Câmara decidiu pelo afastamento em meio ao cenário de instabilidade política na gestão municipal, com decisões judiciais de cassação da chapa formada pelo prefeito titular Pedro Henrique Machado (PSD) e a vice, e de medida cautelar que afastou Pedro Henrique do cargo em meio à investigação da Polícia Federal (PF) que aponta elo do político com suposta fraude licitatória em Alto Alegre.

A Folha tentou contato com a prefeita afastada, mas sem sucesso.