Evento será realizado no dia 11 de novembro (Foto: Divulgação)
Evento será realizado no dia 11 de novembro (Foto: Divulgação)

Reflexão, debate e compromisso com uma sociedade mais justa estarão em pauta na próxima semana nas duas instituições federais de ensino superior da capital roraimense: o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR). As discussões integram o Seminário de Políticas de Ações Afirmativas: Perspectivas Coletivas em Práticas Antirracistas, evento aberto ao público que busca promover o diálogo sobre políticas de equidade e práticas antirracistas no ambiente educacional.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link
.

Primeira mesa: práticas para enfrentar o racismo

O primeiro encontro ocorre na terça-feira, 11 de novembro, às 19 horas, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o tema “Práticas Antirracistas para Enfrentar o Racismo”.

A mesa será conduzida pelo professor de História e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR (Neabi/CBVZO), Marcos Antônio de Oliveira, e contará com convidados de diferentes instituições e movimentos sociais. A atividade será realizada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), localizado no bloco I do Campus Paricarana, no bairro Aeroporto.

Segundo encontro: práticas antirracistas e democracia

Na quarta-feira, 12 de novembro, às 19h30, o debate continua no Instituto Federal de Roraima (IFRR), com o tema “Práticas Antirracistas para Fortalecer a Democracia”.

A mesa será mediada pela estudante Isabela Lima Chaves, do 3.º ano do curso Técnico em Administração do Campus Boa Vista Zona Oeste, e contará com a participação do professor Marcos Oliveira e da pró-reitora de Extensão do IFRR, professora Roseli Bernardo dos Santos. O encontro acontecerá no auditório do Campus Boa Vista (CBV), localizado na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, bairro Pricumã.

Parcerias institucionais

O seminário é resultado da colaboração entre diversas entidades acadêmicas e grupos de pesquisa, entre eles o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR), o Doutorado em Educação na Amazônia – Polo Boa Vista (PGEDA/Educanorte), a Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH/UFRR), o Neabi/CBVZO/IFRR, e os Grupos de Estudos Socionaturais.

Financiado pela Capes, o evento está vinculado ao projeto “Equidade na Formação de Estudantes Indígenas e de Ações Afirmativas na Amazônia: da Escola à Universidade, os Desafios das Desigualdades na Educação”, desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG-PAD/Capes – Polo Roraima), na linha de Políticas Afirmativas e Diversidade.