O Movimento Cultural Ocara Dabacuri foi oficialmente reconhecido como de utilidade pública pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A publicação consta no Diário Oficial da Casa, edição nº 19/2025, do dia 10 de junho. Para celebrar, o grupo promove uma festa neste sábado (2), a partir das 17h, no Espaço Muralhas, em Boa Vista, em parceria com o Comando Garantido em Roraima.
A programação inclui atrações ligadas à cultura do boi-bumbá, como a réplica do Boi Garantido, com a tripa Yure, e nomes como Dennis Martins, Patrick Herbet, Tatiana Lopes, Cássia Kemilly, Liss Silva e Giulia Amaral. O DJ Naldo comanda os intervalos com toadas amazônicas.
O evento também marca a comemoração pela vitória do Boi Garantido no Festival de Parintins 2025. A presidente do Comando Garantido em Roraima, Glaucilene Pereira, afirmou que a proposta é realizar uma festa inclusiva. “Teremos toadas para todos os gostos. Viva a diversidade cultural!”, disse.
O reconhecimento concedido pela ALE-RR foi de autoria do presidente da Casa, deputado Sampaio. A declaração de utilidade pública permite que o Ocara Dabacuri acesse recursos por meio de emendas parlamentares, firmando convênios com o setor público e privado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do movimento, Dennis Martins, afirmou que a medida fortalece institucionalmente a entidade. “Não é apenas um diploma é um incentivo para continuar fortalecendo a cultura roraimense”, disse.
A partir de 2026, o Ocara pretende ampliar suas ações sociais, com oficinas de dança, costura, oratória, educação financeira e artesanato. O objetivo é promover inclusão social, geração de renda e valorização cultural.
Criado há 25 anos, o Ocara já representou Roraima em eventos internacionais na Venezuela, Peru, Suíça e França. Atualmente, o movimento atua com apoio do Ministério da Cultura e da Funarte.