Geral

“Nunca fugi de um desafio”, diz pré-candidato ao Senado, Helder Girão

Em entrevista ao Agenda da Semana, Helder Girão Barreto falou sobre trabalho como magistrado e o planejamento para eleições 2022

O ex-juiz Federal Heder Girão Barreto, pré-candidato ao Senado por Roraima pelo partido Mobiliza falou neste domingo (22), no programa Agenda da Semana da Rádio Folha (100,3FM) sobre histórico em combate a corrupção e os planos para eleições 2022.

“Fui convidado para concorrer ao Senado e aceitei, nunca fugi de um desafio, acho que aceitar essa disputa é, antes de tudo, uma mensagem de confiança e otimismo e que tem jeito para Política, com ‘P’ maiúsculo”, ressaltou Barreto ao reforçar que o cargo não deve ser entregue a pessoas não enxerguem benefícios à população.

Helder Girão Barreto tem 58 anos, é professor universitário, doutor em Direito Constitucional e juiz aposentado da Justiça Federal depois de 30 anos de magistratura. Atuou em processo conhecidos como o “Escândalo dos Gafanhotos”, esquema de desvio de dinheiro público, na demarcação de Terras Indígenas na Raposa Serra do Sol e na atuação em combate ao nepotismo no serviço público nos Poderes Constituídos.

Durante a entrevista, Barreto destacou estas e outras ações no qual participou enquanto magistrado nas esferas Estadual e Federal. “Tomar decisões contra ‘poderosos’ gera resultados, sofri represálias”, disse ele ao frisar que todo caminho percorrido teve como base a promessa em cumprir as leis e a Constituição Federal.

Questionado pelo apresentador, o economista Getúlio Cruz, sobre a presença do Mobiliza no cenário política atual, Helder Girão Barreto acredita na força do grupo e almeja ver eleito um Senador, Deputado Federal e Estadual. “A política é feita para gente boa, não para corruptos”.

“O Mobiliza hoje, em matéria de recurso e tempo de TV, é muito pequeno, mas em matéria de valores e determinação, é grande. Vai surpreender nessa e em outras eleições”, destacou o pré-candidato.

Sobre os problemas persistentes em Roraima, como a regularização de terras, competência da educação em áreas indígenas e as causas ambientais, matérias para discussão pela bancada federal de Roraima em Brasília, Barreto enfatizou sobre o comportamento e atuação de parlamentares diante do Governo Federal.

“Em linhas gerais, o que temos assistido é que alguns políticos com transito livre em todos os Governos não trabalham para o Estado se não estiver satisfazendo seus desejos ou do grupo político”, complementou.

Outro ponto abordado foi a fiscalização de recursos públicos destinados por emendas impositivas. Helder Girão Barreto alertou pela forma indevida como publicitam o dinheiro destinado a Roraima e que acompanhará de perto a execução dos investimentos e celebrações de convênios.

Autodeclarado apoiador do presidente e pré-candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, antecipou a pretensão de relacionamento independente, respeitosa e fiel aos compromissos firmados com a população.

Confira a entrevista completa aqui:

Por Yasmin Guedes