Pais e filhos

Meditação: Qual é a melhor hora para meditar?

Confira dicas que podem te ajudar a praticar a meditação e desligar a mente

A prática de meditação é uma excelente forma de diminuir a ansiedade e priorizar a saúde mental. Mas existe um horário adequado para a prática? De acordo com a instrutora de yoga e psicóloga Levine Carvalho, meditar ao acordar é uma prática bastante popular e recomendada.

“Os grandes mestres da meditação incentivam a yoga a partir das 4 horas da manhã, quando o dia está amanhecendo é um horário bem silencioso que ajuda a concentração. Mas isso também depende de qual horário a pessoa se sente bem para a prática, Isso vai depender da sua rotina, do quanto você está acostumado a praticar meditação e, claro, da sua própria experiência” explica. 

Também é uma boa ideia caso você seja iniciante – manter a sua prática pela manhã é uma boa forma de garantir que você vai conseguir sustentá-la, já que ao longo do dia os imprevistos podem aparecer.  “Reserve um momento do seu dia para colocar em prática a meditação, nem que seja por cinco minutos. Colocar um som de mantras ou som da natureza ou até mesmo o som dos passarinhos ao acordar, deixa entrar a luz do sol se for pela manhã” recomenda.

Caso a pessoa prefira meditar durante a noite, ela indica o uso de velas aromatizantes que perfumem o ambiente.  “Coloque uma vela aromatizante ou utilize a cromoterapia, luzes de cores suaves para melhor concentração. Pode acender um incenso ou aromatizador no ambiente que ajuda a relaxar, acalmar e centrar. Sente-se em posição confortável com a coluna ereta em um tapete, almofada, cadeira, como preferir” relata.


É importante ficar distante de barulhos, distrações ou possibilidades de interrupção e usar roupas confortáveis (Foto: Divulgação)

Dicas para iniciantes

A meditação é uma prática milenar surgida no oriente. Consiste em repousar o corpo e aquietar a mente para perceber a consciência. Para começar a prática é necessário criar um ambiente propício para a prática. Então para isso é necessário desliguar a televisão, colocar o celular no modo silencioso e procurar por um lugar tranquilo. 
É importante ficar distante de barulhos, distrações ou possibilidades de interrupção e usar roupas confortáveis. Diminuir a luz e, se desejar, adicionar uma música ambiente, em volume baixo, que inspire calma podem ajudar.

Por Raísa Carvalho

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.