Mudanças repentinas no clima, como o calor intenso seguidos por queda de temperaturas, costumam ser apontados como os principais causadores de gripes, refriados ou “viroses”.
No entanto, o Dr.Carlos Alberto Reyes Medina, Diretor Médico da Carnot Laboratórios, alertou que episódios frequentes de gripes podem ser um sinal de que o seu organismo está com a imunidade baixa, problema comum entre as pessoas, mas que na maioria das vezes é ignorado.
“É comum que as pessoas acreditem que gripar muitas vezes no ano seja normal, mas quando isso acontece com frequência, pode ser um indicativo de que as defesas naturais do organismo não estão funcionando como deveriam”, explica o Dr. Carlos.
Uma pesquisa da National Institute for Health and Care Excellence (NICE) aponta que é esperado que adultos tenham entre 2 e 4 resfriados por ano. Em crianças, estima-se 10 , principalmente se elas já frequentarem o ambiente escolar.
Segundo o médico, a má alimentação, noites mal dormidas, estresse constantes, uso desordenado de medicamentos, doenças crônicas como diabete e hipertensão, são exemplos de fatores que podem enfraquecer o sistema imunológico.
“Quando a imunidade está baixa, o corpo não consegue reagir adequadamente a vírus e bactérias, aumentando não apenas a frequência das infecções, mas também a intensidade e o tempo de recuperação”, ressalta.
O médico destaca que muitas pessoas têm o hábito de se automedicar quando estão com gripe ou resfriado, mas essa prática pode trazer riscos à saúde, incluindo agravamento dos sintomas.
“O autotratamento é perigoso, porque pode mascarar sintomas e até agravar a fragilidade do sistema imunológico. Sempre que os episódios de gripe forem frequentes, é essencial procurar um médico para investigar as causas e indicar a melhor conduta”, orienta o Dr. Carlos.
O doutor ressaltar ainda que ficar constantemente gripado é algo que as pessoas não devem enxergar como normal.
“Fiquem atento aos sinais do seu corpo e procure o acompanhamento médico adequado, isso vai ajudar a identificar os desequilíbrios e recuperar a força do seu sistema imunológico, garantindo mais qualidade de vida e proteção contra doenças”, disse.
Alimentos que fortalecem a imunidade
O Dr.Carlos Alberto Reyes Medina, recomendou alguns alimentos que podem ajudar a fortalecer a imunidade e reduzir os riscos de gripes e resfriados.
Inclua no seu dia a dia frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, ricas em vitamina C, elas estimulam a produção de glóbulos brancos, essenciais para combater infecções. Além de verduras de folhas escuras (brócolis, espinafre e couve, que fornecem ferro e são ricas em antioxidantes, importantes para o sistema imune.
Investir em proteínas, como ovos, fonte de vitamina D que regula e fortalece o sistema imunológico; peixes e frutos do mar, fontes de ômega-3 e zinco que combatem inflamações e auxiliam na formação de células de defesa e carnes magras, ricas em zinco e vitaminas do complexo B, fundamentais para a imunidade.
“Praticar exercícios físicos, manter uma boa rotina de sono e controlar o estresse também são atitudes que ajudam a reforçar a imunidade”, finalizou.