Geral

Médica dermatologista tira dúvidas sobre Psoríase

Segundo a a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge mais de dois milhões de pessoas no país


Em entrevista ao programa ‘Bom Dia Roraima’, da Rádio FM Folha 100.3, a médica demartologista Ana Paula Vitti, falou um pouco sobre Psoríase, doença na qual as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira.

Segundo a a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge mais de dois milhões de pessoas no país. Apesar desse número, a Psoríase ainda é pouco conhecida pela população, segundo informou a especialista.

“A Psoríase é uma dermatose crônica que atinge cerca de 1% da nossa população. Em Roraima, nós temos bastante casos e ela é o tipo de doença que está muito ligada a parte do estresse. A gente vê com o aumento ccada vez maior da carga de trabalho, o nível de estresse também vão se elevando, propriciando o surgimento problemas relacionados a psoríase. Ela também em um fundo genético importante, mas vale lembrar que a maior incidência no mundo está concentrada no Norte da Europa”, comentou.

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico, autoridades de saúde instituíram a criação do Dia Mundial de Combate a Psoríase, que é comemorado anualmente no dia 29 de outubro.

“É uma doença desagradável por justamente apresenta uma série de descamações em toda a parte do corpo, principalmente em regiões como cotovelos, joelhos, tornozelos, em todos os ossinhos da mão, e as vezes me volta de todo o couro cabeludo. Nesses casos é recomendado que a pessoa procure o especialista para fazer uma biopsia e diagnostica, porque tem controle total”, frisou.

Ana Paula Vitti destaca ainda que com o dignóstico preciso, o paciente poderá levar uma vida tranquila sem ter maiores problemas com a doença.

“Eu tive pacientes que já ficaram um ano sem sair de casa, só que é importante destacar que nós temos um marco importante no tratamento desse tipo de doença. Por isso é importante a consulta com o especialista, porque muitas vezes a doença pode estar ligada a outro tipo de problema, que é a atrite psoriática, já que antes de surgir as lesões de pele, o paciente geralmente apresenta também uma dor nas articulações, devido ao seu fundo imunológico”, completou.

Acompanhe a entrevista completa na live transmitida na página do Facebook da Rádio Folha FM 100.3.

BOM DIA RORAIMA – 31/10/2018