Um homem, de 47 anos, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM), nessa terça-feira (14) com aproximadamente R$ 1 milhão em diamantes extraídos em um garimpo de Roraima. Ele estava em um estabelecimento comercial no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus. A prisão ocorreu após o suspeito anunciar a venda dos cristais em grupos de WhatsApp.
De acordo com o delegado titular do 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Ericson Tavares, a equipe policial chegou ao homem depois de receber denúncias. No local, os diamantes estavam escondidos em um compartimento secreto, dentro de um móvel.
“Ele [o suspeito] nos informou que esse diamante veio do Estado de Roraima, de um garimpo na Serra do Tepequém, o qual ele é intermediador, e o verdadeiro dono desse garimpo é da capital Boa Vista”, explicou o delegado.
Ainda de acordo com o titular do 6° DIP, o suspeito informou aos policiais que a atividade garimpeira é um negócio de família. Ao longo do tempo em que comercializou materiais dessa natureza, o homem nunca foi preso ou respondeu por crimes junto à Justiça.
Rodrigo Ferreira de Queiroz vai responder pelo crime de usurpação de bens da União, regido pela Lei N° 8.176/1991, o qual é inafiançável. A infração, de acordo com o texto da legislação, acarreta em pena de detenção, entre um a cinco anos, além de multa.
“Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencente à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo”, diz a legislação.
Ainda de acordo com o delegado, os diamantes vão passar por perícia e o homem preso na ação policial vai passar por audiência de custódia.