Geral

Gengivite pode causar partos prematuros, alerta cirurgião-dentista

Em entrevista ao Quem é Quem, especialista também alertou ainda sobre bactéria da boca que pode causar até problemas do coração

A gengivite, a inflamação nas gengivas causada principalmente por uma limpeza bucal inadequada, pode provocar partos prematuros. O alerta às grávidas foi feito nessa quinta-feira (2), pelo cirurgião-dentista Carlos Menezes, durante o programa Quem é Quem, apresentado por Cida Lacerda.

“A gengivite periodontal vai causar infecção e fazer com que o organismo fique em alerta, acionando o sistema imunológico e pode também causar complicações na hora do parto. O bebê pode ter parto prematuro. Já tem estudos comprovando a relação da periodontite com partos prematuros”, disse.

O especialista alertou ainda que uma bactéria da boca pode causar até problemas do coração. “A pessoa tá bem e tem um problema no coração. Quando vai ver, é uma bactéria chamada de Streptococcus mutans, que entra pela boca e vai pro coração pela corrente sanguínea”, explicou.

O cirurgião-dentista também falou sobre outros assuntos no programa, como o seu trabalho no Centro de Referência da Saúde da Mulher, em Boa Vista.

O Quem é Quem vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h45, na Rádio Folha FM 100.3.