Geral

Faperr vai trabalhar inicialmente com três focos, diz presidente

Um dos objetivos da Fundação é custear ou financiar projetos de pesquisa de pesquisadores ou de instituições considerados relevantes para o desenvolvimento de Roraima

O primeiro presidente da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), Pedro de Jesus Cerino, disse nesse domingo (10), durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM, que a nova instituição vai trabalhar, inicialmente, três focos: o agronegócio, a sustentabilidade e os programas voltados à realidade do novo Zoneamento Ecológico.

Um dos objetivos da Faperr é custear ou financiar, total ou parcialmente, projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de pesquisadores ou de instituições de direito público ou privado, considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, inovador, econômico e social do Estado.

Para isso, segundo Cerino, o orçamento da instituição para 2023 deve prever de R$ 10 a 13 milhões. O primeiro presidente disse vai trabalhar com transparência e parcerias com outras instituições do Estado, que até então era o único do País que ainda não tinha uma fundação de apoio à pesquisa.

“Precisamos da parceria com todas as instituições, pois temos as ideias, mas é muito mais seguro receber as demandas dos órgãos e também dos setores produtivos”, declarou.

A Faperr será composta, inicialmente, por servidores comissionados e cedidos de outros órgãos públicos. O estatuto será assinado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas). Em breve, a fundação funcionará em um espaço da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Uma das pesquisas a serem desenvolvidas, segundo Pedro Cerino, será voltada para a agricultura indígena, segmento em ascensão no Estado.

Além de Cerino, professor pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos, a diretoria da Faperr é composta pelo diretor técnico Carlos Alberto Borges Silva, doutor em Ciências Sociais, e o diretor administrativo e financeiro José Eugênio Brum da Rosa, doutor em Educação, Ciência e Matemática.

Veja o programa completo