SEM ÁGUA POTÁVEL

Bairros de Boa Vista ficam sem água por mais de 15 horas após pane em sistema de captação

Os reparos iniciaram às 8h de ontem e abastecimento retornou nas primeiras horas deste domingo (12)

Equipes da Caer realizaram manutenção e substituição de bombas de captação de água. (Foto: eprodução/Caer)
Equipes da Caer realizaram manutenção e substituição de bombas de captação de água. (Foto: eprodução/Caer)

Cerca de 15 bairros ficaram desabastecidos de água potável durante esse sábado (11) após pane no sistema de captação de água bruta da Companhia e Águas e Esgotos de Roraima (Caer). O serviço começou a normalizar no início da manhã deste domingo (12), após mais 15 horas.

Os moradores de bairros da Zona Oeste, como Asa Branca, Aracelis, Buritis, Caranã, Cidade Satélite, Cruviana, Liberdade, Pintolândia, Santa Teresa, Silvio Botelho, Raiar do Sol e Tancredo Neves, relataram que a falta de água iniciou às 8h de ontem.

De acordo com a Caer, equipes iniciaram uma paralisação temporária de abastecimento para substituição de bombas do sistema de água bruta, localizadas no bairro São Pedro, por volta desse horário. Isso porque as bombas foram danificadas devido uma pane eletromecânica.

 Serviço de manutenção eletromecânica sistema de captação da Caer. (Foto: reprodução/Caer)

“O problema ocorreu simultaneamente em dois conjuntos motobombas de 300 CV. Em um, o sistema hidráulico queimou a bobina, e no outro, as peças de rolagem interna travaram, e foi necessária a remoção das bombas para manutenção”,

divulgou a Companhia.

Ainda conforme a Caer, o serviço tinha previsão de terminar às 18h ainda de ontem, mas devido à complexidade o prazo precisou ser prorrogado para meia-noite deste domingo. Ou seja, as residências voltaram a ser reabastecidas no início desta manhã.

Sistema de bombas de captação de água bruta no bairro São Pedro. (Foto: reprodução/Caer)

Abastecimento por poços artesianos

A Companhia informou que nesse período, 88 poços artesianos continuaram abastecendo Boa Vista, mas com o fornecimento de água em baixa pressão em alguns pontos da cidade.

“Com a forte estiagem, houve acúmulo de lixo e galhadas de árvores às margens do rio, e posteriormente com o aumento da chuva nos últimos dias, todo este material está sendo arrastado para dentro do rio, o que ocasiona vários problemas na captação de água, não só na capital Boa Vista, mas também dos municípios do interior”, completou a Caer.