Roraima registrou um aumento de 16,8% na demanda por crédito em maio de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O dado é do Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian. Com esse resultado, o estado teve a segunda maior alta da região Norte — atrás apenas do Amazonas — e aparece na quarta posição no ranking nacional.
Ranking da região Norte (maio de 2025):
- Amazonas – 19,8%
- Roraima – 16,8%
- Tocantins – 15,3%
- Acre – 8,0%
- Rondônia – 6,3%
- Amapá – 6,0%
- Pará – -0,2%
Ranking nacional – maiores crescimentos:
- Tocantins – 32,5%
- Amazonas – 19,8%
- Rio Grande do Sul – 17,6%
- Roraima – 16,8%
- Paraná – 9,3%
- São Paulo – 8,2%
- Minas Gerais – 7,6%
Demanda por renda: destaque para faixas mais baixas
Em todo o país, a procura por crédito subiu 6,5% em maio. O maior crescimento foi observado entre brasileiros que recebem entre 1 e 2 salários mínimos, com alta de 10,6%. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, a alta foi de 9,9%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A elevação na busca por crédito entre consumidores com renda de mais de 10 salários mínimos reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica, não apenas para suprir emergências financeiras, mas também para manter o padrão de consumo e reorganizar o orçamento familiar”, explica Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.
Como o indicador é feito
O indicador da Serasa é baseado no volume de CPFs consultados em transações de crédito junto a instituições financeiras e empresas não financeiras. O índice é calculado mensalmente e segmentado por Unidade da Federação e faixa de renda.