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Clientes do Nubank são alvo de 'golpe da central telefônica'

Clientes do Nubank são alvo de ‘golpe da central telefônica’ Clientes do Nubank são alvo de ‘golpe da central telefônica’ Clientes do Nubank são alvo de ‘golpe da central telefônica’ Clientes do Nubank são alvo de ‘golpe da central telefônica’
O falso atendente inicia questionamentos sobre detalhes da conta e solicita que o usuário acesse o aplicativo para procedimentos adicionais (Foto: Reprodução/Internet)
O falso atendente inicia questionamentos sobre detalhes da conta e solicita que o usuário acesse o aplicativo para procedimentos adicionais (Foto: Reprodução/Internet)

Recentemente, clientes do Nubank têm compartilhado em redes sociais uma experiência alarmante envolvendo um golpe praticado por meio de chamadas telefônicas.

Como o golpe funciona:

Ao receber uma ligação de um número que aparenta ser oficial do Nubank, o cliente é confrontado por uma gravação informando sobre uma transação que requer sua autorização ou, caso não reconhecida, a necessidade de cancelamento. Optando pelo cancelamento, o cliente é redirecionado para uma central fictícia, onde passa a interagir com um suposto atendente humano em vez de um sistema automatizado.

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O falso atendente inicia questionamentos sobre detalhes da conta e solicita que o usuário acesse o aplicativo para procedimentos adicionais. Em um caso relatado, um cliente informou não ter o aplicativo do Nubank instalado, levando o golpista a buscar informações sobre outros bancos associados ao cliente.

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Resposta do Nubank:

O Nubank foi contatado e esclareceu que esse tipo de golpe utiliza uma técnica denominada spoofing, na qual o número de origem da chamada é “camuflado” para ludibriar potenciais vítimas e levá-las a realizar operações indevidas. A empresa, ciente dessas práticas, lançou recentemente uma página especial de segurança destacando os golpes mais comuns em que terceiros se passam pela instituição.

Segue o posicionamento completo do Nubank:

– O golpe da falsa central de atendimento usando a técnica de spoofing tem se tornado mais frequente na indústria financeira. O Nubank alerta os clientes sobre essa tática por meio de materiais públicos, como este post no blog, e disponibiliza uma página de segurança para destacar golpes comuns envolvendo a instituição.

– Caso um cliente seja vítima de golpe, seja por essa abordagem ou qualquer outra, é crucial que entre em contato imediatamente com os canais de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

– Adicionalmente, o Nubank possui um canal de denúncias para relatar abordagens suspeitas, contribuindo para prevenir novas tentativas de golpe semelhantes.

– Reforçamos que o Nubank jamais solicita aos clientes que cliquem em links, baixem aplicativos ou realizem operações financeiras por meio de contato telefônico. Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma ligação supostamente da empresa, aconselhamos que o cliente desligue e entre em contato pelos canais oficiais de atendimento.

*Com informações do site Terra

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